-->

Apesar de 5º ano de seca, safra de caju deve ficar dentro da média



Apesar do quinto ano seguido de estiagem, a safra de caju no Ceará deve ficar dentro da média dos últimos anos, que varia de 50 a 60 mil toneladas. Antes de 2012, a produção de caju chegava a atingir 150 mil toneladas. A reportagem é da Tribuna Bandnews FM.

O presidente da Câmara Setorial de Cajucultura do Ceará, Alderito Oliveira, estima que a produção seja regular este ano. Em 2015, 50 mil toneladas de caju foram produzidas no estado, o que deve se manter este ano desde que não haja excesso de vento no período de floração ou ação de alguma praga ou parasita que afete a produção.

“A perspectiva é que tenhamos safra dentro da média dos últimos cinco anos, levando em consideração que nos últimos cinco anos a safra tem sido abaixo da média dos anos anteriores”.

O produtor Paulo Marcelo Montenegro colheu 80 toneladas de caju ano passado e 200 toneladas de castanha. Ele espera, agora, obter resultado semelhante. “Em algum lugar está demorando mais, a floração ainda está começando, mas estamos na perspectiva que seja parecido com o ano passado. Não é super safra, mas é uma safra razoável”.

O período da safra de caju se inicia em outubro, mas já em setembro é iniciada a colheita do cajueiro anão-precoce, que representa atualmente 18% da área plantada no Ceará.


Por Tribuna Bandnews FM em Ceará

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato