-->

Justiça determina interdição da Cadeia Pública de Aquiraz

foto_cadeia_aquiraz




A juíza da 1ª Vara da Comarca de Aquiraz, Mônica Lima Chaves, determinou, na terça-feira (05/07), a interdição provisória da Cadeia Pública de Aquiraz por até 60 dias. A decisão defere pedido liminar de Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Aquiraz, Leonardo Gurgel Carlos Pires. O membro do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), alegando questões como superlotação, fugas e precária estrutura do local, solicitou a interdição e reforma ou nova construção do prédio.
A magistrada estabeleceu que, durante a reforma da cadeia, os novos presos fossem encaminhados para a Delegacia de Capturas e, posteriormente, às Casas de Custódia do Estado, devendo os casos excepcionais serem apreciados por ela. Segundo os autos, a cadeia possui capacidade para 21 detentos, mas atualmente está com cerca de 70 internos. Desde setembro do ano passado, já ocorreram seis ações de fuga, escapando quase 50 presos. A última ocorreu no dia 29 de junho deste ano, às 13h, com trocas de tiros e carros de apoio para os fugitivos. Em outra ação, um agente penitenciário foi feito refém.

O prédio continuava em funcionamento, mesmo após a interdição do Corpo de Bombeiros por desrespeitar as normas de prevenção de incêndio, segundo o promotor de Justiça, “trazendo risco à vida e à saúde dos detentos, dos policiais e carcereiros, bem como ao patrimônio do Estado. A sociedade corre perigo por conta das péssimas estruturas, fugas estão se tornando recorrentes”, afirma.

De acordo com a ACP, a cadeia pública de Aquiraz não atende aos parâmetros legais quanto à salubridade, segurança e higiene, sendo um ambiente propício à transmissão de doenças pulmonares, como tuberculose, já tendo, inclusive, sido interditada por este motivo; e não possui equipamentos obrigatórios nas selas e muros de isolamento. A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), o comandante-geral da Polícia Militar e o delegado-geral da Polícia Civil serão intimados da decisão.

Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará

Fone: (85) 3452.3769/3452.3781

Email: imprensa@mpce.mp.br

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato