Crise provoca o fechamento de 25 Cerâmicas em Russas

Historicamente o município é conhecido como a Cidade das Cerâmicas,  A grande quantidade de indústrias do ramo e a boa qualidade dos produtos renderam ao município essa identidade, pois desde as primeiras décadas do século XX o forte da economia Russana é a atividade ceramista. Mas, esta realidade que a tanto perdura pode estar ameaçada. Várias fábricas de telhas e tijolos fecharam as portas, e muitas outras que continuam trabalhando estão sofrendo para seguir em frente.


A crise que paralisa a economia brasileira deixa um rastro de empresas desativadas. no Município de Russas, Mais de 25 fábricas de telhas e tijolos fecharam as portas este ano no Município de Russas-Ce, 

O quadro se estende por todo Vale Jaguaribano, formando um cemitério de fábricas de telhas e tijolos, muitas delas fechadas definitivamente, algumas em busca de alternativas para voltar a operar e outras à espera de compradores.

A desativação de indústrias Ceramista segue em níveis alarmantes na Região Jaguaribana Neste ano de 2016. Um exemplo é o da cidade de Russas, na Região Jaguaribana, onde, só na metade do ano, ocorreram anúncios de encerramento de atividades produtivas em 25 fábricas de telhas e tijolos.

O mercado Ceramista teve retração de 50% e não há perspectivas de mudança de cenário no curto prazo”,

Comentários

Vicent disse…
As cerâmicas russanas, as que eu vi eram muito artesanais e pouco modernas e eu, então, pensava que una fábrica moderna faria fechar todas as do Vale.
Anônimo disse…
Não da para entender um raciocinio de desse tipo, sabe-se que fabricas modernizadas são mais competitivas dm todos os aspectos, hoje o grande problema é a falta de incentivo e mercado consumidor