-->

Açude de General Sampaio ameaça secar em novembro e deixar cinco cidades sem água





açude-gal-sampaio


Os cinco anos de seca seguido no Ceará continua causando efeitos devastadores, principalmente quando se fala em abastecimento humano e animal. Com essa escassez os grandes reservatórios do estado não receberam quase nada de recarga d’água deixando a população da sede e zona rural de cidades do interior cearense preocupados e acima de tudo prejudicados.

O exemplo claro dessa situação é o do açude de General Sampaio que foi construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) em 1935 com capacidade de 322.200.000 m³ que nas últimas semanas atingiu o seu pior volume de água dos últimos anos.

Conforme dados da companhia de gerenciamento dos recursos hídricos do Ceará atualmente o reservatório encontra-se apenas com 2,85% de sua capacidade total, ou seja, com pouco mais de 9 milhões de metros cúbicos.

O reservatório localizado na bacia do rio Curú é responsável pelo abastecimento de cinco municípios; Canindé, Caridade, Apuiarés, Paramoti, além do próprio município de General Sampaio.

Em dezembro de 2015 durante reunião do comitê de bacia a COGERH já havia previsto que o açude poderia secar em novembro de 2016 caso não houvesse uma boa recarga de água com o inverno deste ano, o que infelizmente acabou se concretizando.

Segundo o senhor Oscar Santos, membro do comitê da bacia do Curú, até agora os órgãos responsáveis pelo abastecimento dos municípios não apresentaram nenhum plano B, para socorrer a população de quase 200 mil habitantes das cinco cidades que ainda são abastecidas pelo reservatório.

Ce.A.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato