O presidente do SINTSEMQ professor Jurandir, também abordou na câmara tema de interesse dos servidores.
De acordo com a professora, um dos motivos pelos fizeram com que ela solicitasse o direito de uso da tribuna foram os diversos comentários nas redes sobre sociais o seu posicionamento sobre a referida matéria de autoria do presidente Fagner Brito, durante a apresentação do projeto que trata da ampliação da carga horária dos professores da rede pública da cidade de Quixeré. Conforme mencionou a professora, ao se pronunciar sobre o tema, ela teve a intenção de chamar a atenção para alguns pontos que na sua visão deixavam dúvidas e que precisavam ser esclarecidas, a fim de evitar prejuízos para as partes interessadas.
A partir daquele momento, em conformidade com Auzimar Costa, várias críticas e hostilizações foram direcionadas a sua pessoa, principalmente através das redes sociais. Ainda em conformidade com a professora quixereense, as criticas surgiram, principalmente pelo fato dela ser uma professora contratada. Ela afirmou também que quando apresentou o seu posicionamento, ela tinha também a intenção de reivindicar a realização do concurso público pela prefeitura municipal, que segundo ela, isso é o que a maioria da população espera há muito tempo.
Da tribuna, a professora salientou que o número de vagas para professores não contempla a demanda, já que, de acordo com a relação que foi apresentada sobre o número de vagas são 40 vagas, e existem cerca de 150 professores já inseridos na categoria de 100 horas. Ela reconhece que o número de vagas ainda é pouco, porém acredita que a explanação do seu posicionamento tenha contribuído para a realização do concurso, pois a partir daquele momento surgiu vários movimento com faixas e cartazes em defesa do concurso público no município de Quixeré.
O presidente do SINTSEMQ, professor Jurandir, também se utilizou do espaço da tribuna livre para apresentar esclarecimentos sobre o Projeto de Lei 092, do ponto de vista do sindicato e de aparte dos profissionais da educação do município de Quixeré. Conforme argumentou o presidente, a redação do PL 092 não tem a finalidade de retirar vagas dos professores contratados, pois o número de vagas para professores no novo concurso está embasado na quantidade de vagas ociosas. Jurandir garantiu ainda que não houve hostilizações, e, se, algumas críticas sobre o tema foram postadas nas redes sociais, em momento algum foi citado o nome de alguém.
O presidente aproveitou o espaço para acusar a administração por ter patrocinado uma movimentação manipuladora, envolvendo uma parte de professores contratados, com a finalidade de fazer pressão contra a categoria dos professores concursados. Quanto aos movimentos pró-concurso, o professor Jurandir assegurou ainda que o convite foi enviado para todas as categorias, a fim de comparecessem na câmara municipal para fazer a parte
dos manifestos em defesa do concurso, já que a luta deve ser de todos, só no dia marcado para o manifesto, os professores contratados não compareceram ao plenário do legislativo municipal, pois não foram liberados pela direção dos respectivos colégios.
dos manifestos em defesa do concurso, já que a luta deve ser de todos, só no dia marcado para o manifesto, os professores contratados não compareceram ao plenário do legislativo municipal, pois não foram liberados pela direção dos respectivos colégios.
Quanto ao número de vagas, Jurandir ressaltou que a carência de professores chega a 112. Porém, a instituição esperava que o número oferecido pela gestão para o novo concurso pudesse chegar a número bem mais próximo. Embasado na relação composta pelo número de vagas, conforme foi apresentado pelo vereador Samuel, o presidente Jurandir concluiu que a manifestação, segundo ele, patrocinada pela gestão, não teve a finalidade de apoiar a realização do concurso. O professor Jurandir destacou que a luta pela realização do concurso público está inserida no projeto da campanha salarial dos servidores da educação do município de Quixeré.
Fonte: Tv Jaguar / Nilo Leite
Itens relacionados:
Vale do Jaguaribe