-->

PROCESSOS POR FALHAS NA TRANSPARÊNCIA JÁ ULTRAPASSAM O TOTAL DO ANO PASSADO

Fiscalização do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) sobre os portais de transparência municipais já abriu 310 processos este ano. Em todo o ano de 2015 foram 309.



Monitoramento de portais da transparência de prefeituras e câmaras municipais, feito pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM), gerou a abertura de 310 processos neste ano para apuração de falhas. O número já supera o total de 2015, que foi de 309 considerando os doze meses. Dos processos abertos em 2016, 71% estão relacionados a portais de câmaras municipais e 29% de prefeituras.

A ação do TCM decorreu do descumprimento de dois indicadores de avaliação adotados, previstos na Lei da Transparência: padrão mínimo de qualidade (PMQ) e tempo real (TR) na divulgação de informações. Cada processo, após verificação de determinados requisitos, pode ser convertido em tomada de contas especial, para prosseguimento da apuração e julgamento.



De imediato, os municípios irregulares podem ficar impedidos de receber determinadas transferências da União e dos Estados, como, por exemplo, aquelas decorrentes de convênios, acordos, ajustes ou outros instrumentos similares, como os contratos de repasse.

Para o presidente do TCM, conselheiro Francisco Aguiar, "os resultados indicam dificuldades das administrações em divulgar, de forma contínua e sem interrupções, informações sobre a execução orçamentária e financeira em meio eletrônico".

Desde que o monitoramento iniciou, em 2011, as câmaras municipais vêm apresentando mais casos de descumprimento do que prefeituras, apesar de o volume de informações a serem disponibilizadas pelo poder legislativo ser menor se comparado com o do executivo. Dos 1.111 processos abertos de 2011 a abril de 2016, 64% são provenientes das câmaras.

COMO É FEITO O MONITORAMENTO PELO TCM

Em data não divulgada e aleatória, são visitados mensalmente os portais de transparência das prefeituras e câmaras municipais para examinar o cumprimento dos dois indicadores (PMQ e TR). O tempo real refere-se ao prazo de 24 horas, a partir do registro contábil, para que as administrações disponibilizem informações sobre as receitas e despesas públicas em meio eletrônico. Já o padrão mínimo de qualidade diz respeito a requisitos das informações a serem disponibilizadas, como a divulgação das receitas e despesas públicas no site oficial de cada Poder. Além de serem dados confiáveis, devem estar consolidados, e possibilitar o compartilhamento ou armazenamento pelos usuários.

APENAS 3,8% DOS PORTAIS TÊM DADOS SOBRE PESSOAL

No mês passado o TCM divulgou o resultado de pesquisa sobre os portais de transparência das 184 prefeituras municipais. O trabalho especial verificou outros 37 itens, diferentes do PMQ e do TR, e atribuiu uma nota, de zero a 10, a cada site oficial.

Quanto ao detalhamento das despesas, observou-se baixo nível de divulgação de dados sobre detalhamento de pessoal – tais como nome, cargo, lotação, remuneração dos servidores. Apenas 3,8% dos portais trazem essa informação. Sobre convênios realizados, o percentual de divulgação é de 35,3%. As informações mais presentes sobre os gastos foram a data em que se realizou e a identificação da pessoa física ou jurídica beneficiária do pagamento (ambas com 86,4%).

Com relação a receitas, as informações mais presentes nos portais foram o valor arrecadado e a data de posição, ambos com 85,9%. Por outro lado, o valor do lançamento (aplicável, geralmente às receitas tributárias) e a unidade gestora responsável pela receita tiveram baixo percentual de divulgação nos portais, de 25% e 23,4% respectivamente.


Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato