Um dos trabalhos utilizados como referência para a elaboração do projeto ao Google foi financiado pela Adece e executado pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) em 2015 utilizando a tecnologia do Sistema de Assessoramento ao Irrigante (S@I), desenvolvido pelo Instituto Inovagri.
"O Governo do Estado, por meio da Adece, tem apoiado o projeto financiando o estudo inédito no país, 'Gestão de Água na Agricultura Irrigada nas bacias do Médio e Baixo Jaguaribe'. O apoio foi dado após recebermos uma demanda apresentada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) e Câmara Setorial de Frutas (CS Frutas). Somado à ideia do Instituto, poderemos ampliar para todas as bacias do Ceará, onde será fundamental para mudar a realidade da atividade agrícola não só no nosso estado, bem como no Brasil", explica o presidente da Adece, Ferruccio Feitosa.
De acordo com Débora Castro Camargo, pesquisadora do Instituto Inovagri, a tecnologia consiste em calcular a demanda hídrica da bacia inteira e a quantidade de água que cada agricultor precisa usar, transferindo essa informação, tanto para o usuário de água, como ao órgão gestor. "Essa informação é enviada para o agricultor via SMS em formato de tempo de irrigação, sem desperdício. Estima-se a existência de um desperdício anual de aproximadamente 20% na bacia do rio Jaguaribe, número que poderia abastecer Fortaleza durante quatro meses. Nosso sonho é que todo agricultor possa fazer o uso racional da água", afirma.
O vencedor do prêmio receberá R$ 1,5 milhão para a execução do trabalho. Para votar, basta acessar o endereço >AQUI< e escolher projeto do Instituto Inovagri.
Assessora de Imprensa - Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece)
Itens relacionados:
Ceará