-->

Projeto Cearense está entre finalistas em premiação do Google



proposta de melhoria da gestão dos recursos hídricos apresentada pelo Instituto Inovagri, com apoio da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), está entre os dez finalistas do prêmio Desafio de Impacto Social 2016. Realizada pelo Google, a edição deste ano do concurso tem como tema "10 ideias para mudar o Brasil".

Clique AQUI e se atualize com as notícias em tempo real do Blog Jornal vale em destaque

O projeto, genuinamente cearense, tem o intuito de definir critérios para o uso da água para setor agropecuário e ainda propor um plano de monitoramento climático da área cultivada ao longo da bacia, servindo também como forma de assessoramento ao agricultor/usuário de água.

Um dos trabalhos utilizados como referência para a elaboração do projeto ao Google foi financiado pela Adece e executado pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) em 2015 utilizando a tecnologia do Sistema de Assessoramento ao Irrigante (S@I), desenvolvido pelo Instituto Inovagri.

"O Governo do Estado, por meio da Adece, tem apoiado o projeto financiando o estudo inédito no país, 'Gestão de Água na Agricultura Irrigada nas bacias do Médio e Baixo Jaguaribe'. O apoio foi dado após recebermos uma demanda apresentada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) e Câmara Setorial de Frutas (CS Frutas). Somado à ideia do Instituto, poderemos ampliar para todas as bacias do Ceará, onde será fundamental para mudar a realidade da atividade agrícola não só no nosso estado, bem como no Brasil", explica o presidente da Adece, Ferruccio Feitosa.

De acordo com Débora Castro Camargo, pesquisadora do Instituto Inovagri, a tecnologia consiste em calcular a demanda hídrica da bacia inteira e a quantidade de água que cada agricultor precisa usar, transferindo essa informação, tanto para o usuário de água, como ao órgão gestor. "Essa informação é enviada para o agricultor via SMS em formato de tempo de irrigação, sem desperdício. Estima-se a existência de um desperdício anual de aproximadamente 20% na bacia do rio Jaguaribe, número que poderia abastecer Fortaleza durante quatro meses. Nosso sonho é que todo agricultor possa fazer o uso racional da água", afirma.

O vencedor do prêmio receberá R$ 1,5 milhão para a execução do trabalho. Para votar, basta acessar o endereço >AQUI< e escolher projeto do Instituto Inovagri.

Captura de Tela 2016-05-24 as 10.19.38 web
Assessora de Imprensa - Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece)

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato