-->

Raúl Castro vai ao aeroporto de Havana para se despedir de Obama


Diferentemente da chegada, o ditador de Cuba, Raúl Castro, acompanhou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, até o aeroporto de Havana nesta terça-feira (22) de onde o americano partiu rumo à Argentina.
O gesto foi uma mudança em relação ao protocolo inicialmente acertado entre os países. Membros da comitiva de Obama disseram no início da visita que não se previa a presença de Raúl Castro na chegada e na saída do americano.
Liu Bin/Xinhua
O ditador de Cuba, Raúl Castro, despede-se de Barack Obama e sua família no aeroporto de Havana
O ditador de Cuba, Raúl Castro, despede-se de Barack Obama e sua família no aeroporto de Havana
A despedida de Raúl Castro acontece após momentos de tensão nos três dias da visita de Obama a Cuba. No encontro dos dois, na segunda (21), o americano e o cubano discutiram as diferenças sobre a questões de direitos humanos.
Minutos depois da reunião, na entrevista coletiva, Obama criticou a existência de presos políticos e a falta de liberdade de expressão na ilha. Já Raúl Castro foi confrontado sobre o tema pelos jornalistas, em uma rara concessão do regime.
Aparentando irritação, Castro pediu uma lista dos presos políticos e respondeu às acusações ao responder que nem todos os países cumprem com todas as medidas consideradas princípios de direitos humanos.
BEISEBOL
Obama deixou a capital cubana depois de ver um jogo de beisebol entre a seleção da ilha e o time americano Tampa Bay Rays, vencido pela segunda equipe por 3-0. Os dois se sentaram um do lado do outro na tribuna de honra.
Em entrevista ao canal ESPN, ele disse que não considerou cancelar sua ida ao jogo por motivos de segurança depois dos atentados em Bruxelas. Para explicar sua reação, citou como exemplo a resposta ao atentado em Boston, em 2013.
Além deles, estava entre os 55 mil espectadores do evento o líder das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), Rodrigo Londoño, conhecido como Timochenko ou Timoleón Jiménez, em mais um sinal do avanço das negociações de paz entre a guerrilha e o governo da Colômbia.
Yamil Lage/AFP
O líder das Farc, Rodrigo Londoño, conhecido como Timoleón Jiménez, assiste ao jogo de beisebol
O líder das Farc, Rodrigo Londoño, conhecido como Timoleón Jiménez, assiste ao jogo de beisebol

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato