-->

"Seu dotô, me dê licença": em cordel, veja como foi o 2015 dos cearenses

"Futebol cearense: O ano em cordel" resume a estrada percorrida por Ceará, Fortaleza, Icasa e Guarani de Juazeiro - de janeiro a dezembro - em poesia e vídeo

header, principal, cordel (Foto: Sebastião Mota)


Título inédito, rebaixamento, eliminação nos pênaltis, virada no último minuto... O futebol cearense teve tudo isso e mais um pouco neste 2015. Para relembrar, neste fim de ano, a trajetória de Ceará, Fortaleza, Guarani de Juazeiro e Icasa - clubes cearenses que disputaram alguma Divisão do Campeonato Brasileiro -, o GloboEsporte.com/ce preparou uma retrospectiva especial: em literatura de cordel. "Futebol cearense: O ano em cordel" resume a estrada percorrida pelos quatro times locais de janeiro a dezembro, ressuscitando os bons em maus momentos ao longo da extensa caminhada em um ano repleto de surpresas e desafios.

Característico do Nordeste brasileiro, em especial nos estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará, o gênero literatura de cordel foi escolhido para ilustrar, em vídeos repletos de poesia, as histórias construídas pelas equipes. Dito isso, aproveite a viagem e relembre os altos e baixos do seu time de coração.
header, Ceará, cordel (Foto: Sebastião Mota)

O ano alvinegro teve altos e baixos. Se, no começo, chegou à final do Cearense e, até os 47 do segundo tempo, comemorava o pentacampeonato estadual, o fim do ano foi nublado, marcado pela intensa briga contra o rebaixamento. Mas que deu certo! No meio disso tudo, o inédito título da Copa do Nordeste, um dos mais importantes da história do Vovô. Mas quem marcou mesmo o 2015 do Ceará foi um louco - ou lúcido - que salvou o time do fantasma da Terceira Divisão.
header, Fortaleza, cordel (Foto: Sebastião Mota)


O 2015 tricolor começou muito bem, mas terminou como filme repetido. E de terror. Se o gol de Cassiano, aos 47 do segundo tempo, deu o título estadual à torcida do Leão, a invasão do gramado e as cenas de barbárie no Castelão mancharam a festa. A campanha na Série C foi irretocável, mas no ato final, contra o Brasil de Pelotas, o Tricolor não conseguiu o tão sonhado acesso. No meio do caminho, uma Copa do Nordeste sem exageros e uma eliminação dramática na Copa do Brasil completam o ano do Leão do Pici.
header, Guarani de Juazeiro, cordel (Foto: Sebastião Mota)

O Guaraju até deu a impressão de que poderia engrenar em 2015. Pelo menos no início do Campeonato Cearense, o Leão do Mercado mostrou força, mas acabou parando nas semifinais, assim como o conterrâneo Icasa. Depois disso, o torcedor só enfrentou tristeza. Na Série D, uma campanha marcada por nenhuma vitória. Na Fares Lopes, até chegou à final, mas acabou com o vice, perdendo para o xará de Sobral. Um ano amargo, que certamente será deixado de lado na memória do torcedor rubro-negro.
header, Icasa, cordel (Foto: Sebastião Mota)

Se há um ano que o torcedor do Icasa quer esquecer, e logo, é 2015. Nada deu certo para o Verdão do Cariri. Seja no Campeonato Cearense (eliminado nas semifinais), seja na Copa do Brasil (eliminado na primeira rodada) ou na Fares Lopes (também ficou pelo caminho). O grande problema veio na Série C. Com apenas duas vitórias e 15 derrotas na competição, o rebaixamento acabou inevitável. De bom mesmo para a torcida, só o amistoso contra o Flamengo. E ainda com derrota. 

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato