-->

Presidente da CBF anuncia seu afastamento


00:00 · 04.12.2015

Acuado pela acusação de corrupção feita pelo departamento de Justiça dos Estados Unidos e a decisão do Comitê de Ética da Fifa de investigá-lo, Marco Polo Del Nero pediu na noite desta quinta-feira licença do cargo de presidente da CBF. Ele indicou o vice-presidente Marcus Vicente como seu substituto interino. Alegou que irá dedicar-se à sua defesa. E não divulgou por quanto tempo se afastará.



A decisão ocorreu depois de uma longa reunião com os principais dirigentes da CBF e alguns presidentes de federações, que teve início por volta das 10h (cearense) de ontem, na sede da entidade no Rio, e se estendeu até pouco antes das 18 horas.
Os presentes avaliaram os fatos ocorridos nesta quinta-feira na Suíça e nos Estados Unidos, mas a decisão só foi tomada após a Justiça dos Estados Unidos confirmar as informações que circularam desde a manhã e acusar Del Nero de crimes como formação de quadrilha. O ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, também foi indiciado.
Terminado o encontro, a preocupação foi informar sobre o afastamento temporário por meio de nota, publicada no site da CBF às 19h35. "A Confederação Brasileira de Futebol vem a público informar, face às noticias veiculadas nesta data, que o Presidente Marco Polo Del Nero apresentou pedido de licença do cargo com a finalidade de dedicar-se à sua defesa, em vista de ter seu nome mencionado em acusações relatadas pela Justiça norte-americana e pelo Comitê de Ética da Fifa", informou inicialmente a nota.
"Em nenhum dos procedimentos relatados foi conferida ciência ao Presidente do conteúdo das acusações, sendo certa sua absoluta convicção da comprovação de sua inocência", concluiu o comunicado CBF.
'Golpe'
Marco Polo Del Nero já vinha estudando optar pela licença desde o início de junho, dias depois o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, ter sido preso acusado de corrupção. É uma manobra para manter o poder. Isso porque o estatuto da CBF permite ao presidente que se licenciar (pode fazê-lo por dois períodos de até seis meses cada) nomear o substituto, escolhido entre os cinco vices da entidade. Se renunciar ou for deposto, quem assume é o vice- mais velho.
Foi isso que Del Nero quis evitar. Submetido ao Conselho de Ética da Fifa, ele corre risco de punição e, se isso ocorrer, será afastado da presidência da CBF. Nesse caso, quem assumiria o cargo seria Delfim Peixoto, de 74 anos, presidente da Federação Catarinense, vice da CBF pela região Sul e seu opositor.
Para evitar isso, o cartola optou pela licença. Delfim, no entanto, prometia durante esta quinta-feira lutar na Justiça para impedir a licença e a posse interina de Vicente, pois considera a manobra um "golpe".
No momento, ele não era o preferido de Del Nero para substituí-lo - o presidente preferia Fernando Sarney, a quem colocou como seu substituto como representante da Conmebol no Comitê Executivo da Fifa na semana passada. Mas Sarney não teria demonstrado entusiasmo por acumular funções.
Por isso, a opção por Vicente, que chegou a ser preparado para assumir o cargo em caso de necessidade meses atrás - em setembro, consultou a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara sobre se poderia acumular a função de deputado com a presidência da CBF e recebeu o sinal verde.
Mas perdeu força e nesta quinta-feira e só ficou sabendo que seria o substituto de Del Nero, que acabou ligando para ele, 40 minutos antes do anúncio oficial publicado no site da entidade.
Saiba mais
Presidente interino
Marcus Vicente tem 61 anos, é deputado federal pelo PP do Espírito Santo, foi presidente da Federação Capixaba e é membro da chamada "Bancada da Bola" no Congresso
Reforma
Apesar das prisões, a Fifa foi adiante com seus planos de reformas e seus dirigentes criaram uma nova constituição para a entidade que, diante de tantos escândalos, registrou o primeiro déficit em 14 anos: US$ 103 milhões em 2015
Copa dos 40
Entre as propostas das reforma, está a que sugere a Copa do Mundo com 40 seleções, em vez de 32. A medida valeria a partir do Mundial de 2026

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato