-->

Vereadores de Tabuleiro debatem sobre a insegurança e recursos hídricos

3ª Vara de Limoeiro cria banco de dados para cadastrar advogados voluntários ##### Vereadores de Tabuleiro debatem sobre a insegurança e recursos hídricos #### Heraldo defende articulação na busca de recursos para ampliar sistema de abastecimento de água. #### M P: envia mandado de notificação para 09 vereadores da Câmara de Limoeiro do Norte.

No final da sessão o prefeito Marcondes, o secretário de agricultura e técnicos fizeram uma explanação sobre o assunto

Na sexta-feira, 20 de novembro, aconteceu mais uma sessão ordinária da Câmara municipal de vereadores de Tabuleiro do Norte, na mesma foram debatidos vários temas de fundamental importância para a comunidade como um todo, entre eles a escassez de recursos hídricos no município, a necessidade de se economizar água e regularizar o abastecimento das comunidades na Chapada do Apodi, e a retomada da violência, atribuída a ausência do policiamento ostensivo do RAIO.
  
Abrindo o grande expediente o vereador Francisco Feitosa Guimaraes (Irmão Chicão), iniciou suas palavras se referindo ao momento delicado onde se observa a escassez dos recursos hídricos, abordando temas como a transposição do Rio São Francisco e a proposta de extinção do DNOCS, solicitando a bancada nordestina, que não deixe tal fato acontecer. Ainda nesse tocante comentou sobre o projeto de dessalinização da água do mar para ser usado nas indústrias da capital, copiando o que é praticado em Israel. Em seu requerimento lembrou que já cobrou explicações da FUNASA a respeito de obras inacabadas e do requerimento que está protocolado na Casa, solicitando do DER a melhoria na sinalização e iluminação da CE que liga Tabuleiro ao rio Jaguaribe na cidade de Limoeiro do Norte. Solicitou do prefeito a realização de obras de correção no pavimento das ruas facilitando o trânsito e se solidarizou aos servidores do município que estão apreensivos quanto ao pagamento do décimo terceiro salário.
O vereador Edicélio Targino de Sousa, agradeceu o prefeito por atender a solicitação popular e estar recuperando a Av. Capitão José Rodrigues. Solicitou redutores de velocidade para a Vila de Zé Mendes e a correção de uma verdadeira cratera na Rua Francisca Angélica. Segundo ele, o papel do vereador é de fiscalizar, mas por necessidade da comunidade finda sendo mais um assistente social que um fiscal das coisas públicas. O vereador também requereu do município a limpeza de córregos e riachos que
complementam a drenagem da cidade observando a podridão e transtorno causado por falta de manutenção. Edicélio reclamou das escolas padrão MEC, que serão entregues pelo município, uma vez que no projeto e na construção as mesmas não contam com muros no entorno das edificações. Sobre o serviço de saúde, o vereador disse, ter tomado conhecimento que a ambulância só deixa o paciente na Casa de Apoio independente de que ele tenha de ir para outro ponto em Fortaleza, e que isso vem acontecendo por intervenção de uma das enfermeiras que viajam com os pacientes.
O vereador Francisco Massoloni da Silva, iniciou relatando a respeito da eleição da associação detentora da Nativa FM, destacando a importância dessa ferramenta trabalhando com imparcialidade naquele município. Sobre o discurso do vereador Edicélio, quando denunciou a existência de politicagem nas ações da saúde, o mesmo disse não acreditar que o prefeito Marcondes esteja conivente com tais ações se é que realmente acontecem. Segundo o vereador, a viabilidade de projetos para amenizar os problemas com a drenagem está muito prejudicado com o grande número de loteamentos que cerca a sede da cidade. Massoloni também comentou de uma reunião com os técnicos da FIEC, onde foi discutido a doação de um terreno para a instalação do Polo Metalmecânico. Parabenizou a Secretaria de Agricultura pela realização de cursos na área da bovinocultura leiteira e beneficiamento do leite e a inclusão de algumas associações comunitárias no programa água para todos. Mudando de assunto falou da importância da campanha Novembro Azul para a saúde masculina, e a ideia do chineses de importar um milhão de jumento por ano para a china.
Com a palavra o vereador Marcos Aurélio de Araújo, concordou com o vereador Chicão em relação aos projetos da FUNASA, enumerando várias comunidades que passaram a ter abastecimento regular da água nas residências graças ao empenho do ex-prefeito Zé Guerreiro. O vereador citou que já solicitou do comando da PM uma explicação para a retirada do grupamento RAIO da cidade de Tabuleiro do Norte, não entendendo porque que mesmo com os números apresentados  
em Tabuleiro, o município não tem um tratamento especial pela segurança do estado, observando que se fosse ele o prefeito dessa cidade, já teria levado uma comissão a porta do governador para cobrar segurança. Outro assunto foi a volta da CPMF, e a proposta do governador Camilo Santana de aumentar a alíquota do IPVA e ICMS, sendo uma vergonha para esse governo que ainda não disse a que veio. Parabenizou a equipe da Loja Maçônica Acácias do Vale e a Secretaria de Saúde pela campanha do Novembro Azul e seu requerimento da presença do secretário de obras à Casa para dar esclarecimentos a respeito do carro sugador.
Depois da sessão ordinária a tribuna foi aberta as autoridades e técnicos do município, atendendo ao requerimento do vereador Marcos Aurélio, para discutir abastecimento de água das comunidades e reservas hídricas do município. Usando a palavra o secretário de agricultura do município, o vereador licenciado João Antônio Viana, o técnico da secretaria de agricultura Ariosmar Barros, o ex-prefeito Zé Guerreiro, responsável por esse setor na administração municipal e o prefeito de Tabuleiro José Marcondes Moreira, explanando a situação do município e respondendo os questionamentos dos vereadores.
Por Arnaldo Freitas
Fonte tvjaguar 

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato