-->

Sessão no legislativo Moradanovense









Câmara Municipal Poder Legislativo (1ª parte)

18ª sessão ordinária do 2º período legislativo de 2015 da Câmara municipal de Morada Nova

Na sexta-feira, 26/11 aconteceu a 18ª sessão ordinária do 2º período legislativo de 2015 da Câmara municipal de Morada Nova. O presidente Everardo Maia recepcionou dos presentes desejando votos de boas vindas e propôs aos mesmos ficar de pé para juntos, entoarem o hino do município. Em seguida, o secretário da mesa, vereador Geovane Barros, lembrou que, por sugestão da mesa, e depois de acordado foi enviado para cada gabinete, cópia da Ata da sessão anterior e, por essa razão, dispensa a leitura, sendo esta submetida a discursão e ou/não aprovação dos pares. Logo após cumprir o ritual de praxe, abriu-se o tempo para os pronunciamentos:
  
TRIBUNA LIVRE:
Espaço Tribuna Livre sessão da Câmara desta quinta-feira 27 de 2015 foi usado pelo diretor-presidente da Associação dos Usuários do Distrito de Irrigação do Perímetro irrigado de Morada Nova – AUDIPIMN, Francisco Sales Ferreira, ao utilizar o espaço, apresentou um projeto que foi elaborado com apoio dos técnicos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, onde solicitou o apoio da Câmara Municipal e assim, possa constituir junto aos irrigantes uma comissão e apresentar o referido projeto aos deputados, bem como ao governo do Estado.
A reivindicação orçada em pouco mais de 5 milhões de reais, propõe a perfuração de 146 poços profundos distribuídos por toda a área do perímetro irrigado Morada Nova / Limoeiro. Uma vez instalados, poderão contribuir para retomada no processo produtivo do perímetro irrigado de Morada Nova – PIMN, na oportunidade, Sales Ferreira fez um balancete das atividades e destacou que, mesmo não tendo água para produzir, a AUDIPIMN, manteve parceria com as prefeituras de Morada Nova e Limoeiro conseguindo, recuperar 45 km dos 70 km da estrada de acesso ao perímetro. A mesma parcerias também foi feita para recuperação das estradas secundárias e acesso aos lotes a manutenção das 5 estações de bomba, o canal adutor, canais secundários, mesmo não estando sendo utilizados, “Essas estruturas precisam ser mantidas para quando tivermos água disponível, possam ser novamente utilizadas e assim, retomarmos a produção” A proposta apresentada pelo representante dos irrigantes, foi recepcionada pelos parlamentares e apesar de algumas observações, todos se comprometeram em unir forças para defender o projeto que sem dúvida será o primeiro passo para a revitalização do perímetro irrigado de Morada Nova / Limoeiro.
Pequeno Expediente:
O pequeno expediente foi usado pelos vereadores: Roberto meneses, bancada de situação; Jorge Brito vice-presidente da mesa diretora e pelo Giovane Barros secretário na mesa diretora.
Grande Expediente:
Vereador Marcus Viana assumiu a tribuna cumprimentando a mesa diretora os demais colegas, o público, a imprensa, antes de abordar o tema trazido, reconheceu a importância do assunto trazido pelo presidente da AUDIPIMN Sales Ferreira, porém, “Trago aqui um assunto que é 10 mil vezes mais grave, vejam os senhores, Morada Nova até o momento tinha 32 carros-pipas disponibilizado pelo exército para levar água às comunidades, no entanto fui informado que os contratos encerrarem e foi feito novo sorteio e agora serão cortados 12 carros pipas, isso representa oito mil pessoas que ficaram sem abastecimento de água, que até então eram feitos por esses 12 carros que foram cortados”.
O Edil qualificou como grave “Quem conhece Morada Nova como nós conhecemos sabemos o sofrimento que estas famílias estão passando em função da estiagem” Viana disse ainda, “Vamos manter contato com o Exército é procurar saber o que está acontecendo, nossa preocupação aqui, retiro, são 8 mil pessoas ameaçadas de ficar sem água” afirmou que por todo esse tempo  a operação mantinha 32 carros e agora, é o momento o maior necessidade, 12 carros são dispensados, como é que fica indagou. “Desde maio estamos questionando, isso deve estar acontecendo também em outros municípios” O que mais preocupa o vereador é que já houve sorteio, com isso, só vai ficar 20 carros pipas. Finalizou.
Vereador Geovane Barros iniciou sua fala cumprimentando a mesa diretora na pessoa do presidente Everardo Maia, os demais colegas da bancada de oposição e situação, os radialistas, a equipe da TV Jaguar e o público, especialmente os irrigantes do perímetro, em sua abordagem inicial discorreu sobre a omissão dos governos com relação às providências de combate a crise hídrica, lembrou que em 2004 “Eu participei do Movimento dos Sem Água, naquele tempo já diziam que o produtor não poderia tirar um balde d'água, então nós paralisamos essa obra do canal e hoje está concluída e tem 95 quilômetros de extensão passando nas comunidades, porém, depois de muita luta através do movimento, conseguimos as outorgas d’água e assim, passamos a ter acesso a água.
“O governo só atende se for através de manifestação” O parlamentar esclareceu ainda que todo governo tem suas dificuldades, tem seus interesse, reconhece que estamos passando por uma crise política, imoral, se referindo na prisão de um senador da República “Isso é reflexo da corrupção, estamos passando por um momento de transformação” na visão do mesmo a corrupção vem de muito tempo “Eu lembro quando eu tinha 5 anos de idade, eu já trabalhava na agricultura, apanhando algodão, cultivando, eu e meus irmãos maiores e menores, ninguém estudava quero dizer que a melhor educação é do berço, essa é a que prepara para a vida” Barros fez duras críticas ao que chamou de bolsa miséria que tem maltratado muitas famílias, aliás “O homem tem que produzir e não ficar de braços cruzados sem produzir “ O vereador acredita que a escola assim como a creche em tempo integral é importante, mas, termina afastando as crianças de seus familiares. Finalizou seu pronunciamento esclarecendo que por mais acalorado que seja o debate, haverá sempre com respeito e admiração a todos os colegas de oposição situação, porque as divergências prevalecerão sempre no campo das ideias nunca, jamais, no setor pessoal. Despediu-se agradecendo a presença de todos.
Vereador Hilmar Sérgio após cumprimentar a mesa diretora na pessoa do presidente Everaldo Maia, procedeu com a mesma cortesia aos demais colegas parlamentares, cumprimentou a imprensa, o público presente especialmente os irrigantes que lotaram a galeria. Hilmar que é filho de funcionário DNOCS, tem uma estreita relação com o perímetro irrigado de Morada Nova, tendo em vista, ainda criança quando aqui chegou ter acompanhado desde a década de 70 a instalação, o início cultivo, e as primeiras colheitas feitas pela família de colonos assentados.
Assim, em seu discurso resgatou a memória do período de apogeu vivenciado não só pelas famílias, mas, também a constatação o desenvolvimento econômico na região jaguaribana, a partir do PIMN, reconhecido como maior perímetro irrigado público do Brasil, lembrou ainda, que entre as culturas exploradas, o arroz adquiriu destaque, pois, a produtividade por hectare superou por muitos anos a média nacional, lembrou que existe uma proposta para o Projeto passar a se chamar: Perímetro irrigado Dr. Ney Barros da Costa, em homenagem a um dos diretores do DNOCS, que aqui trabalhou e dedicou com muito zelo o seu conhecimento na implantação, no desenvolvimento do perímetro irrigado de Morada Nova.
Outro assunto destacado pelo parlamentar foi com relação a AUDIPIMN, que vem enfrentando problemas e disse acreditar “O problema seria bem mais grave caso esta associação não existisse, é uma organização dos produtores que tem aproximadamente 10 anos desistência” Destacou Ter um papel fundamental no processo organizacional, gerencial da estrutura produtiva do perímetro irrigado. Finalizou socializando com os presentes, o destaque de algumas cidades do Estado do Ceará que segundo uma pesquisa estão entre as 50 pequenas cidades brasileiras avaliadas como sendo locais promissores e Russas é uma delas, ocupando a 45ª posição no ranking, avaliado pela empresa de consultoria isso é importante porque estimula outras cidades a seguir o exemplo.
Considera que, se projeto irrigado de Morada Nova tivesse produzindo a todo vapor “Sem dúvida estaria contribuindo para uma melhor avaliação no desenvolvimento econômico da região”
Por: Marfreitas
Fonte tvjaguar

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato