00:00 · 13.11.2015 por Vladimir Marques - Repórter
Se depender dos alvinegros, o Ceará definirá sua permanência na Série B nos dois jogos seguidos que terá longe do seu torcedor, sem a necessidade do confronto direto na última rodada em casa contra o Macaé. Hoje o Vovô tem 41 pontos, dois a mais que o time alvianil.
Esse é o mantra do Vovô para as partidas contra o Vitória, amanhã, no Barradão, em Salvador (BA) e em seguida, no dia 21, contra o América/MG, no Independência, em Belo Horizonte (MG), ambos às 16h30 (horário de Fortaleza), adversários que lutam pelo acesso à Série A.
Em franca ascensão no Campeonato, após cinco vitórias seguidas, o Ceará se confia também no retrospecto como visitante na competição, que melhorou consideravelmente ao longo da campanha: o Vovô tem o 8º melhor aproveitamento jogando fora de casa, com 16 pontos em 17 jogos. Os quatro melhores como visitantes são Botafogo, Vitória, América Mineiro e Luverdense, este último com 19 pontos, apenas três a mais que o Alvinegro.
Evolução
O retrospecto do Alvinegro foi melhorando ao logo da competição. Apenas na sétima partida (após seis derrotas seguidas) o Ceará conseguiu o seu primeiro ponto jogando fora de casa no empate sem gols com o Boa Esporte/MG.
A partir aí o Vovô fez 10 jogos como visitante, vencendo metade deles, ou seja, com 50% de aproveitamento: ABC (1x0), Macaé (2x1) e CRB (3x1) e já sob o comando do técnico Lisca, o líder Botafogo (1x0) e o lanterna Mogi Mirim (2x0).
A vitória contra o Bota, aliás, é o modelo para as duas partidas, a começar pelo duelo com o Vitória amanhã. Tudo que o técnico Lisca pede é ousadia, buscando a vitória e os pontos necessários para se manter na Série B. "O Ceará se organizou e tem competido bem. Se conseguirmos impôr nosso padrão de jogo e sistema, como fizemos no Engenhão contra o Botafogo, seria ótimo. Não podemos jogar só para nos defender. É isso que o adversário quer. O Ceará precisa ter uma postura de time que quer vencer e acreditamos nisso", analisou o treinador alvinegro.
O meia Ricardinho também sabe da importância de pontuar nos dois jogos fora de casa. "Precisamos somar pontos. Ao mesmo tempo podemos encaminhar uma situação favorável para nós, pode acontecer algo negativo. Futebol tem dessas coisas. Por isso é não dar chance para isso e vencer os dois jogos".
Itens relacionados:
Sports