Rebelião em centro educacional tem fuga e feridos





O Centro Educacional Patativa do Assaré (Cepa), no bairro Ancuri, registrou uma rebelião no fim da tarde deste sábado (28), por volta das 17h. Conforme relatos enviados pela ferramenta VC Repórter, o motim teve início quando adolescentes tomaram as chaves das celas de um dos agentes penitenciários. Internos teriam fugido e agentes estariam feridos - a contabilização ainda está sendo feita pela instituição.


Os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no centro são os mesmos que foram transferidos dos centros São Francisco e São Miguel, destruídos em rebeliões simultâneas no início do mês.
De acordo com o juiz Manuel Clístenes, titular da 5ª Vara da Infância e da Juventude de Fortaleza, os internos teriam destruído parte do centro e provocado um incêndio. "O centro estava ainda sendo reformado e, com essa rebelião, o que já tinha sido feito foi destruído. Foi bem sério", apontou. 
O magistrado ainda informou que a rebelião já havia sido controlada e que o Corpo de Bombeiros teria entrado no centro primeiro, para controlar as chamas, sendo seguido pelo Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE).
O motim acontece após uma semana de tensão nos centros educacionais. "Havia uma boataria nesta de que o clima estava muito tenso em algumas unidades. Como medida preventiva, autorizei três vistorias, mas não foi suficiente", apontou o juiz.