-->

Vereadores de Tabuleiro Garantem apoio as agentes de saúde

Na mesma sessão os parlamentares comemoraram a doação do terreno para ser construída a sede própria do parlamento Tabuleirense.

Na sexta-feira 18 de setembro, aconteceu mais suma sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Tabuleiro do Norte, sob a presidência do Vereador Raimundo Lucieudo Sena. Passado os tramites iniciais, foi convidada a fazer usu da tribuna popular como pessoa jurídica, Lidijane Barbosa de Sousa, presidente da Associação das Agentes Comunitárias de Saúde, (ACS), de Tabuleiro do Norte, que falou de algumas percas que a categoria possa vir a sofre depois que for implantado o piso das agentes comunitárias de saúde, como por exemplo a gratificação de incentivo por desempenho no trabalhão, que é de mais de R$ 500.00 (quinhentos reais).
  

Aberto o grande expediente, a palavra foi concedida ao vereador Francisco Feitosa (Irmão Chicão), que em seu pronunciamento comentou da lei que rege a profissão e o piso salarial das ACS, e fez uma reflexão sobre a legalidade de o Estado reter recursos federais que são destinados a categoria. Em aparte colaboraram com discurso de Chicão os vereadores Paulo Maciel, Marcos Aurélio, Massoloni, Chico Hilário e Edcelho Targino. 
O vereador ainda reclamou da ausência do policiamento do RAIO, em Tabuleiro do Norte, o que vem ocasiona no aumento da criminalidade e requereu que seja convidado algum comandante da PM para dar esclarecimentos na casa. Por fim, Chicão reclamou a deficiência da iluminação publica e a criação do departamento de iluminação pública que esta para ser aprovado naquela sessão.
Marcos Aurélio de Araújo garantia o apoio dele e da casa para a categoria aflita. O vereador solicitou do presidente que envie correspondência ao executivo solicitando as respostas dos  requerimentos aprovados pelos vereadores durante todo o ano, na representação das comunidades, e citou como exemplo os requerimentos por placas de sinalização nas ruas urbanas entre outras. Marcos também reclamou o atraso do pagamento das funcionarias aposentadas e dos garis da limpeza publica. O vereador pediu que seja resolvido o problema do telefone da recepção da prefeitura uma vez que o mesmo não atende e é por ele que as pessoas tiram suas duvidas. Falou da visita que fez ao novo delegado de Policia Civil de Tabuleiro, e lamentou as condições precárias da delegacia. Concluindo, ele cobrou mais compromisso da gestão no abastecimento d' Água nas comunidades.
O vereador Naurides Gadelha de Almeida, disse que está solidário a luta dos agentes de saúde, e que eles sempre contaram com a parceria do legislativo para apoiar a categoria em suas desavenças com o governo. Para tentar uma solução do problema com o governador do estado, ele sugeriu uma reunião com o prefeito, que também e do PT Partido dos Trabalhadores. O vereador questionou os valores arrecadados e a despesas com iluminação publica, assim como a necessidade da criação do setor e a estrutura dos profissional que seram os  reesposáveis pelo parque de iluminação do Município. Em aparte Lucieudo destacou que o município esta recebendo uma BOMBA da COELCE. E observou; se desse lucro a empresa não esteria entregado aos municípios. Naurides parabenizou Lucieudo pela aquisição do terreno para a criação da sede própria.
A vereadora Francisca das Chagas Maia Moreira(Dica da Gangorrinha), comentou que a iluminação publica é um abacaxi que a prefeitura esta recebendo e que as pessoas estão certas em cobrar pelo serviço, uma vez que as taxas são cobradas todos os meses e não tem uma luz acesa perto de suas casas, as vezes até tem a luminária, mas a mesma esta apagada por falta de manutenção ou por ação de vândalos. Sobre o problema das aposentadas, pediu ao prefeito que resolva o problema, porque além de não poder trabalhar em outros setores, existem despesas inadiáveis para aquelas senhoras como a farmácia e mercantil. Dica também garantiu apoio aos agentes Comunitarios de Saúde, e sugeriu a elaboração de um documento para ser entregue ao governo do Estado.
O vereador Francisco Massoloni da Silva, falou da lei de incentivo das agentes de saúde, e declarou que para o governo, ter como adversário esses agentes é uma declaração de burrice, requerendo verbalmente do governo que colabore com o serviço dos agentes de saúde. O parlamentar comentou da visita feita ao delegado Luis Gonzaga, que reclamou o sucateamento e a sujeira da unidade policial. Sobre a criação do departamento de iluminação do município, ele ressaltou que os técnicos serrão treinados para atuar a serviço da prefeitura, comentou também sobre o cadastro do garantia safra, que esta sendo feito por pessoas que não são agricultores. Em aparte Lucieudo observou que os benefícios são pagos com recursos públicos e por isso são fiscalizados pelos órgãos de fiscalização do governo
Fazendo uso da palavra, o vereador presidenteRaimundo Lucieudo Sena, parabenizou o STF, pelo fim do financiamento de companha por empresa, que findam e em atos de corrupção como os investigais na operação lava jato. Ele avisou as agentes de saúde que antes de votar qualquer projeto no legislativo, a categoria será consultada, mas observou que o governador é um homem do dialogo, que por sua postura amigável já resolveu o impasse com a Policia Militar, a greve nas universidades e outros, sugerindo o dialogo entre as partes. O vereador falou do sonho de oferecer aos tabuleirenses uma câmara confortável e acessível e isso está mais perto de se realizar, ressaltando que o assunto esteve adormecido mais agora ele volta ao debate porque chegou a casa legislativa o projeto de lei de onde a prefeitura repassa a responsabilidade de um terreno público a câmara de vereadores, onde será dado inicio ao nova casa legislativa do povo Tabuleirense. A obra esta orçada em cerca de um milhão de reais, e será uma obra iniciada com o sacrifício de todos os vereadores desse mandato.
A vereadora Lindalva Batista Linhares, lembrou que é mais uma luta que o governo obriga a categoria das ACS a lutar. Que os pouco mais de quinhentos reais que esta em risco, representa a compra de um sonho de uma mãe de família que almeja dar conforto a seus familiares. Lindalva levou a tribuna a reclamação das fateiras do matadouro municipal, que estão cobrando aos marchantes pelo serviço, já que prefeitura não paga. Ela se comprometeu em levar o problema das agentes para ser debatido terça-feira na reunião da UVC Mulher. Lindalva também relatou sobre programas federais de educação, e de pessoas que depois de adulta voltaram a buscar qualificação profissional e hoje estão vencendo na vida pelo esforço pessoal.
Sendo o ultimo a se pronunciar naquela manhã, o vereador Pedro Nogueira Ferreira (Tona), relatou a respeito da calamidade vivida por comunidades rurais e urbanas, pela falta de água devido a quatro anos de poucas chuvas. Segundo ele, nas comunidades os poços estão secando, e o abastecimento animal e humano feito pela prefeitura e defesa civil é muito pouco para atender a demanda de sedentos.  Em aparte o vereador Chicão confirmou que realmente o abastecimento por carro pipa e deficiente. Massoloni frisou que o carro pipa da prefeitura só tem acesso a quatro carradas de agua da CAGECE por dia. Paulo Maciel desse que esse problema não era pra existir enquanto o Rio Jaguaribe estiver correndo.
Por Arnaldo Freitas
Postado: TV Jaguar

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato