-->

Câmara municipal de Morada Nova

Zé Cotó resgatou o tema da crise nacional e fez duras críticas ao seu próprio partido, o PMDB, 'Meu partido em nível federal é pior que o PT'

Na sexta-feira, 18/09 aconteceu a 8ª sessão ordinária do 2ª período legislativo de 2015 da Câmara municipal de Morada Nova. O presidente Everardo Maia recepcionou dos presentes desejando votos de boas vindas e propôs aos mesmos ficar de pé para juntos, entoarem o hino do município. Em seguida, o secretário da mesa, vereador Geovane Barros, lembrou que, por sugestão da mesa, e depois de acordado foi enviado para cada gabinete, cópia da Ata da sessão anterior e, por essa razão, dispensa a leitura, sendo esta submetida a discursão e ou/não aprovação dos pares. Logo após cumprir o ritual de praxe, abriu-se o tempo para os pronunciamentos do pequeno expediente que foi usado pelos vereadores: Zé Cotó, Geovane Barros – secretário da casa, Jorge Brito – vice-presidente e Roberto Meneses.
  

Atendendo requerimento do vereador Roberto Meneses o secretário municipal de agricultura Edmundo Araújo, usou a tribuna onde trouxe alguns esclarecimentos no que se refere as ações de convivência com o semiárido, em sua explanação o titular da pasta destacou a recuperação de 30 poços profundos, onde alguns que apresentam vazão a contento, foi instalado sistemas de abastecimento local para atender diversas famílias, frisou que outras comunidades são atendidas por carro- pipa, chamou de ação importante a construção de 1.742 cisternas de placas mais 4.000 cisternas de polietileno. Quanto ao programa Água-doce, foram encaminhados 5 projetos e está aguardando deferimento, ressaltou ainda sobre os dessalinizadores e as adutoras que estão prontas faltando apenas a parte elétrica.
Vereador Cláudio Maroca destacou inicialmente a liberação pelo governo Dilma de 50 milhões para obras hídricas, criticado pelo colega Narcélio, Maroca rebateu “vergonha é a obra iniciada em frente ao cemitério da comunidade de Patos e o prefeito nunca concluiu” continuando seu raciocínio afirmou “mesmo a obra da transposição do São Francisco estando atrasado, a previsão da água chegar na Castanhão é para junho de 2016. Alertou quando ao alto índice de acidentes que tem acontecido nas CE’s 138 e 265, onde vidas estão sendo ceifadas, parabenizou o esforço do superintendente do DETRAN Cristiano Bessa por ter intensificado a apreensão de animais nas estradas, onde em 30 dias foram recolhidos 85 Jumentos.
Vereador Hilmar Sérgio afirmou ser favorável a reorganização do trânsito nas ruas do centro de Morada Nova, destacou algumas ruas que passaram a ser via única e subscreveu o requerimento do colega Zé Cotó em convocar o diretor o DEMUT, para debater sobre as alterações.
“A educação de Morada Nova tem mostrado coisas que nos enche de orgulho” se referindo as feiras de ciências que as escolas estão realizando. Destacou a iniciativa do historiador Wilson Raulino que construiu a sede do CEPAM – Centro de Ensino e de Pesquisa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Ambiental de Morada Nova com recursos próprios. Renovou o convite para todos participarem da próxima reunião do comitê de bacias hidrográficas que acontecerá dia 23/09 em Quixeramobim. Lembrou que no mês de outubro acontecerá na audiência pública da câmara para tratar da problemática enfrentada pelas famílias do perímetro irrigado de Morada Nova.
Vereador Dr. Narcélio Em sua fala fez duras críticas ao governo Dilma e mesmo sendo ele do PMDB, principal aliado do PT, o parlamentar não responsabiliza o seu partido pela crise. Chamou de grandiosa as obras do presidente Lula com destaque para os programas sociais como o bolça família, “Além da ajuda financeira estimula os pais a manter os filhos na escola, é pelo lado social que o ex-presidente Lula mais se destacou” por outro lada, é implacável quando se refere a presidente Dilma Rousseff, pois entende que o Brasil está sem controle e questiona “Como pode nosso país investir em Cuba, no Paraguai, na Venezuela”? Finalizou questionando a corrupção da PETRABAS e do BNDES.
Vereador Zé Cotó Resgatou o tema da crise nacional e fez duras críticas ao seu próprio partido, o PMDB, “Meu partido em nível federal é pior que o PT, na verdade o que está acontecendo em nosso país, não é culpa apenas da Dilma, o vice-presidente Temer também, é culpado” e fez um alerta ironizando seus potenciais concorrentes “Quem está desesperado pra se candidatar a vereador, cuide em se filiar, não confie nessa história da nova lei que diz poder se filiar seis meses antes da eleição” O parlamentar continuou disparando sua “metralhadora” nos partidos onde chegou a ventilar a possibilidade de sair do PMDB. “Nós vereadores somos os mais culpados, eu votei em um deputado que me falou que seria diferente, e está sendo mesmo, votei o Agenor Neto e até hoje não mais apareceu em Morada Nova, conforme prometeu, tá sendo diferente” sugeriu que os deputados direcionem emendas para a saúde e para educação. Finalizou.
Vereador Jorge Brito abriu seu discurso em tom de descontração afirmando  “O que não vai faltar é partido para nos candidatar”  propondo que o PTN está de braços abertos e tem espaço para todos. Destacou que a CPI do  Instituto de Previdência Municipal – IPREMN, está na reta final e existe forte indício de irregularidades e prometeu que em momento oportuno apresentará os detalhes.
“Não acredito em quebradeira no Brasil, tem muita gente tirando proveito da situação, é aí onde se destaca os grandes gestores” para o parlamentar, “Basta acabar com a corrupção e o Brasil não terá crise econômica” Assegurou. Focando em Morada Nova, Brito se disse surpreendido com uma informação passada nas redes sociais e no boca-boca que está havendo uma seleção para contratação de professores, diz não entender porque não levar em canta a experiência das pessoas que já estão em sala de aula que tem contrato de cem horas/aula, “Porque não ampliar a cargo horária e aproveitar esses profissionais” para o Edil é uma surpresa haver uma seleção sem uma ampla divulgação. Questionou.
Vereador Geovane Barros abriu sua fala filosofando sobre “direito objetivo e direito subjetivo” para o mesmo, sem ter nade de concreto, só no achismo ninguém chega a lugar algum, “Diante de um fato concreto a ação movida pelo vereador Jorge Brito, prejudicou em muito as pessoas, talvez no intuito de prejudicar a administração, terminou prejudicando a muitos” defendeu que no tribuna deva ser discutidos assuntos de interesse social, coletivo, “Se todos fizerem por onde ajudar, todos ganham, gestor nenhum quer mal a população” Barros afirmou que a seca é um fenômeno natural “Nós temos é que cobrar a conclusão da transposição do São Francisco que há cinco anos se arrasta. Finalizou responsabilizando o PT pela crise que está passando o país.
Vereador Edinho socializou para os colegas especialmente ao Jorge Brito sobre a licitação da recuperação de duas quadras esportivas uma na localidade de Pedras e outra no distrito de Lagoa Grande. “Em todos os partidos têm corruptos, eu vou continuar no PMDB” quanto ao abastecimento d’água da comunidade de Lourenço, o líder do prefeito assegurou que a referida está prestes a receber uma adutora. Quanto a crise, afirmou que o governo do Estado tem uma dívida de 500 milhões só na área da saúde e que diariamente 450 pacientes são deslocados para Russas e Fortaleza provenientes de Morada Nova. Finalizou destacando a presença do empresário Luciano Girão um dos articuladores para a reestruturação do PDT em Morada Nova.
Por: Marfreitas
fonte tv jaguar

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato