-->

Professores de Quixeré decretam greve a partir de quarta-feira (19/08).

Números do TCM indicam que não houve queda de receitas, mas falta vontade política do prefeito Bessa para resolver a questão, afirmou Valdecy Alves.

A decisão da categoria saiu em seguida de uma audiência pública realizada no auditório da Câmara após o fim da sessão ordinária do dia 14/08. Ao ouvir do secretário municipal de educação de Quixeré, professor José Roberto, de que a proposta do executivo é a mesma já discutida com os professores.
Os professores vêm cobrando e dialogando com o executivo há bastante tempo, abordando a reformulação do Plano de Cargos e Carreira dos servidores da educação, reposição das perdas salariais, além do cumprimento dos direitos garantidos e previsto em lei que estão sendo violados pela atual administração. A resposta ouvida pela categoria através do secretário municipal é de que no momento o município está em situação muito difícil, e não há como atender a proposta da categoria.
  
Servidores e Sindicato juntamente com sua Assessoria Jurídica através do Dr. Valdecy Alves, ouvirem do Técnico em FUNDEB Professor Marcos que explanou aos presentes a real situação do município em valores repassados pelo FUNDEB para Quixeré, e comprovou como não há crise e nem queda no repasse dos recursos, o que motivou mais ainda a categoria decidir pela greve.
Antônio Marcos mostrou ainda que de 2014 até o presente momento, os recursos aumentaram em 13%, e a previsão é de crescer muito mais a partir de 2016. Professora Eridan Lima, presidente do SINTSEMQ afirmou que o aumento de 13% foi por conta de lei do piso e só beneficiou sete professores que ainda não se graduaram.
Dr. Valdecy Alves, assessor jurídico do Sindicato afirmou que diante do ouvido e discutido entre categoria, executivo e pais de alunos presentes na audiência pública, a categoria não teria outra posição, se não a greve. O mesmo ressaltou que a participação dos pais foi fundamental para o processo de decisão da categoria, por conta dos relatos feitos pelos os pais de que as escolas do município de Quixeré não estão conforme foi apresentada pelo secretário municipal. Pois de acordo com o relato de várias mães durante a audiência pública, foi retratado as condições precárias e desumanas em que se encontram várias escolas do município, com situações em que os pais para não ver os filhos perderem aulas, chegão à comprar água de beber para os alunos.
Segundo Dr. Valdecy, está faltando vontade política do prefeito Bessa para resolver o problema, e sugeriu aos professores, uma greve por tempo determinado começando de forma legal dia 19 de agosto e parando no dia 28. Caso não haja uma mesa de negociação, a mesma será prolongada por tempo indeterminado.
Por: Ribamar Silva

Postado: Tv Jaguar

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato