-->

Motos tipo 'cinquentinha' deverão ganhar placas









O Detran passa a ter a obrigatoriedade de registrar esses veículos. No Ceará, o órgão toma as providências para definir os prazos. O procedimento deve ser o mesmo já adotado entre os automóveis ( Foto: José Leomar )
Os donos de ciclomotores de 50 cilindradas deverão se adaptar a uma nova regulamentação. Foi publicado no Diário Oficial da União, no início do mês, a Lei nº 13.154, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e equipara as populares "cinquentinhas" com as demais motos. Conforme a norma, os ciclomotores deverão sair das lojas já emplacados, e os proprietários precisam ter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, assim como os outros veículos.
Com a mudança, a obrigatoriedade de registrar esses veículos deixa de ser dos municípios e passa a ser do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de cada estado. No Ceará, o órgão já está tomando as providências a fim de definir o prazo para iniciar o emplacamento obrigatório dos ciclomotores.
O procedimento para emitir os documentos deverá ser o mesmo que já é adotado entre os outros automóveis. O dono da cinquentinha deve levar à loja os documentos pessoais, que serão enviados junto com a nota fiscal para o Detran.
O órgão deve fazer o cadastro e emitir o registro e o CRLV. O Detran-CE já estuda como será o processo de regularização dos ciclomotores e o valor para emissão e pagamento de taxas.
Documentos
Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), com o emplacamento, os condutores deverão obrigatoriamente possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A ou emitir a Autorização para conduzir Ciclomotores, além de conduzir o veículo com o capacete. Quem infringir a lei pode ser multado, já que será possível identificar os proprietários pela placa.
No Ceará, como o Detran ainda não definiu os prazos para emplacamento e emissão do licenciamento, caso sejam parados em alguma blitz nas estradas, os proprietários das cinquentinhas precisam apresentar somente a CNH, além a nota fiscal da moto. Como os ciclomotores ainda não possuem placas, a fiscalização das autoridades ainda é limitada. O Detran não possui estatísticas de quantas cinquentinhas circulam no Estado.
Da mesma forma, as Polícias Rodoviárias Federal (PRF) e Estadual (PRE) também não contabilizam números de acidentes e infrações cometidas por esses veículos. A expectativa dos órgãos é que a regularização possibilite o aumento da fiscalização.
Uma das maiores fabricantes de ciclomotores, a Shineray Motos, informou que cumpre a determinação e registra os veículos de acordo com o CTB.
A empresa ressaltou que, após o Detran estipular o prazo para emplacamento, serão cumpridas todas novas determinações de acordo com as orientações exigidas pelo Detran.
Mais informações
Detran - CE
Av. Godofredo Maciel, 2900
0800.275.6768
http://portal.detran.ce.gov.br/

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato