-->

Prefeitura de Quixadá suspende pagamentos

Servidores de Quixadá sem poder comprar no comércio


Servidores estão programando para a próxima segunda-feira uma manifestação pública na Cidade para denunciar a situação ( FOTO: ALEX COSTA )
Quixadá. Mais de mil servidores da Prefeitura de Quixadá estão impedidos de realizarem compras a prazo no comércio. A denúncia é feita pela presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Quixadá e Região (Sindsep), Neiva Esteves. O problema surgiu porque a administração municipal deixou de pagar aos bancos os empréstimos consignados feitos pelos funcionários. O desconto foi feito na folha, mas o Banco do Brasil, o Banco Panamericano e nem a Caixa Econômica Federal (CEF) estão recebendo os pagamentos.
Efeitos
Segundo a líder classista, o problema surgiu há cerca de dois meses, mas somente agora os servidores estão sentindo os efeitos, principalmente quem optou por buscar o empréstimo na CEF. A instituição bancária está enviando cartas de cobrança e incluindo os inadimplentes na lista de mau pagadores, na Serasa e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
Alguns tiveram inclusive o crédito bloqueado no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Outros estão sendo constrangidos quando vão às lojas realizar compras a prazo.
"A situação está tão grave que os servidores não estão podendo nem tratar dos dentes. Quem optou por fazer o convênio com uma empresa de atendimento odontológico, através da Prefeitura, mesmo tendo o valor da mensalidade cobrado na folha de pagamento, está sendo obrigado a voltar para casa.
Polícia
Por esses motivos vamos registrar um Boletim de Ocorrência coletivo na delegacia e também estamos programando para a próxima segunda-feira, 10, uma manifestação publica na cidade. Pretendemos chamar a atenção das autoridades. Alguns servidores já estão até entrando em depressão", ressaltou.
Os servidores reclamam também da falta de um calendário de pagamento dos seus salários. Para piorar a situação, as mudanças das datas são constantes. A situação é pior para quem não trabalha na Secretaria de Educação ou de Saúde.
Elas contam com recursos exclusivos do Governo Federal, mas o restante, como os funcionários da Agricultura, de Urbanismo, Esportes, Cultura, Biblioteca, Museu e até a de Finanças dependem do Fundo Geral do Município. Nos últimos meses, está sendo uma verdadeira queda de braço para ver quem recebe primeiro, acrescenta a sindicalista.
A Prefeitura de Quixadá reconhece e assume as dívidas junto aos bancos e a empresa de serviços odontológicos. O prefeito João Hudson Bezerra informou que todos os secretários já foram convocados e, até a próxima semana, pretende regularizar a situação dos servidores e evitar mais transtornos e constrangimentos.
Os secretários de Finanças e de Administração iniciaram as negociações com o Banco do Brasil, onde a dívida é de aproximadamente R$ 800 mil e Banco Panamericano. Quanto à CEF, será reformulado o contrato. Nele ficará estabelecido que a dívida não é dos servidores, e sim da Prefeitura.
A gestão municipal atribui o atraso nos pagamentos à crise financeira enfrentada no País, a qual não é exceção em nenhuma das esferas governamentais. No Município, um decreto já foi baixado pelo prefeito, proibindo qualquer gasto adicional até o dia 31 de dezembro.
Redução

Outras providências, como a redução do número de servidores, estão sendo adotadas pela Prefeitura. À medida que os recursos financeiros vão chegando, a prioridade são os servidores, mas enquanto as pastas de Saúde e da Educação contam com recursos próprios, a maioria depende realmente dos fundos financeiros do Município.
Apesar das dificuldades enfrentadas nesse instante, ninguém levará calote, assegurou o secretário municipal de Finanças do Município, Raimundo Nonato da Silva.
Mais informações:
Sindsep de Quixadá
Rua Benjamim Constant, 1007 - Alto São Francisco : (88) 3412-2111
Prefeitura de Quixadá:
(88) 3412-6202
Alex Pimentel
Colaborador

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato