-->

Ceará pode ter seca tão severa em 2016 quanto a de 1998, alerta presidente da Funceme



"Essa tendência de aquecimento preocupa, porque olhando a série histórica, vemos que está muito parecido com 1997, que gerou uma seca extrema no Ceará em 1998", disse Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme ( Foto: JL Rosa )

O presidente da Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio Martins, afirmou, na manhã desta quinta-feira (6) em entrevista ao colunista José Maria Melo, que as condições metereológicas do próximo ano podem sersemelhantes às sentidas em 1998, ano em que o Nordeste foi atingido por uma das maiores secas da história, registrando apenas 270 milímetros de precipitações.
"O aquecimento do Oceano Pacífico tem persistido em alta, o que afeta diretamente oEl Niño. E essa tendência de aquecimento acende a nossa luz vermelha, de alerta, porque vemos que o movimento está muito parecido com o 1997, e já existem alguns comunicados de institutos como a NASA, por exemplo, apontando que esse El Niño pode superar o de 1997, que gerou em 1998 umaseca extrema aqui no Ceará",  explicou Eduardo Martins. Para ele, ainda é cedo para dar uma previsão concreta, mas as projeções mostram que a situação das chuvas pode ficar bastante complicada no Estado.
Segundo Eduardo, o relatório com odiagnóstico final só deve ser finalizado em outubro, mas já é preciso compartilhar a preocupação com a população para que todos se conscientizem quanto à utilização da água, que deve ser escassa no próximo ano.
"As secretarias e os órgãos do Governo já estão implementando medidas com esse cenário mais pessimista. Se não acontecer (e o El Niño for embora), ótimo, mas pelo menos nós nos mobilizamos e fomos atrás de soluções já pensando em 2016. Vamos procurar perfurar poços e construir adutoras definitivas, por exemplo", disse.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato