Câmara de Morada Nova aprovou em votação única Plano Municipal da Educação

Enquanto o plano da educação é aprovado, salas de aulas e creche-escolar são fechadas na região do Distrito do Aruaru.

Em sessão antecipada de sexta para quarta-feira, 10 de junho por conta do feriado municipal, a Câmara de Morada centralizou os debates para o projeto de lei do executivo de nº 21/2015, que dispõe sobre a instituição do Plano Municipal da Educação do Município de Morada Nova.
O prazo de enquadramento dos municípios ao plano nacional está previsto para o dia 24 de junho. Segundo o vereador José Édner, líder do prefeito na Câmara, como o município de Morada Nova tinha pressa na sua aprovação, os parlamentares entraram em acordo e fizeram a aprovação em votação única. 

  
Foi por conta do projeto do Plano da Educação do Município de Morada Nova que se encontrava na pauta de votação da sessão, que os poucos vereadores que foram ao grande expediente da tribuna, centralizaram os debates.
O vereador Jorge Brito, vice-presidente da Casa Legislativa abordou e questionou o plano que foi elaborado para dez anos 2015/2025, afirmou que a situação da educação no Brasil apresenta números baixíssimos, e está muito além de um país que se diz propenso a se tornar uma grande potência econômica e educacional no mundo.
Jorge espera que com a aprovação do Plano Municipal da Educação, poderá contar com toda sociedade de Morada Nova, mas espera contar muito mais com ações públicas sociais dentro da educação vindo da prefeitura, do Estado e da União, para que possa modernizar e equipar as escolas públicas para que os alunos possam ter aulas de boa qualidade.
Arilton Rabelo em seu tempo regimental, de forma filosófica como sempre tem sido em seus discursos, fez algumas distinções com frases de pessoas famosas da história da humanidade, aonde, que fazem sentido dentro da educação básica, fundamental e do ensino médio e superior.
Segundo Arilton os princípios adotados por Piaget, a educação deve começar em casa partindo dos pais, a partir do período de um até sete anos de idade. Pois , de acordo com JEAN PIAGET, existem duas idades a Biológica e a Cronológica que o ser humano tem a facilidade de aprender. Arilton concluiu sua fala afirmando que, a Educação exige que o professor busque no aluno o que lhes faltam para depois devolver em conhecimentos.
Cláudio Maroca trouxe alguns temas variados, e entre eles a maior idade penal que está sendo tema importante de debate no congresso nacional, que vem sofrendo uma pressão enorme para não aprovação, inclusive a CNBB-(Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), afirmou o vereador que hoje se encontra a favor da aprovação do projeto.
Cláudio entende que o cidadão possui o direito livre e espontâneo oferecido pela democracia brasileira para escolher o seu representante político, e interrogou: por que esse mesmo cidadão, não pode pagar por seus atos? No entendimento do vereador, é preciso criar outros mecanismos para a punição, inclusive com mudanças no código penal brasileiro, que segundo parlamentar está totalmente arcaico e atrasado.
Retornando ao tema da educação, o vereador Cláudio Maroca, da bancada de oposição ao prefeito, afirmou que a Secretária de Educação do Município tomou uma posição totalmente errada ao fechar duas salas de aulas no Distrito do São João do Aruaru, e ao não realizar a convocação dos professores concursados para o distrito com o objetivo de suprir as necessidades.

Para Cláudio Maroca é um ato de repúdio pela não convocação, e também pelo o fechamento da creche escola da comunidade de Lajedo. A creche era um anexo e funcionava com 28 alunos, e colocaram para a creche da comunidade do Aruaru alegando economia de despesa. 
Na visão do vereador, não há nenhum interesse por parte do executivo de chamar os professores concursados. Segundo ele, a visão e o interesse é contratar o serviço prestado para garantir VOTOS nas próximas eleições para o candidato do prefeito.
Por: Ribamar Silva. 
fonte tv jaguar