Ele afirmou que um mutirão de serviço irá trabalhar para normalizar a iluminação pública no município.
Sendo uma resolução da ANAEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), anunciada desde 2013, os municípios deveriam ter recebido a responsabilidade pela iluminação pública já em 2014,mais o prazo foi prorrogado até janeiro de 2015, e mesmo muitos municípios estando com a concessionária de energia na justiça, todos devem receber o serviço até o fim de março.
Valderi, afirmou que municípios grandes como Limoeiro do Norte e outros do mesmo porte, são auto suficientes para manter a iluminação pública, mas os municípios de pequeno porte como Quixeré e outros, tem de injetar verbas dos próprios cofres para manter a cidade iluminada.
Segundo ele, o município de Quixeré arrecadou nos últimos meses um pouco mais de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) de taxa de iluminação, mas tem um custo de cerca de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), só com o fornecimento de energia elétrica.
Em entrevista, Valderi afirmou que a empresa KLC CONTRUÇÕES ELÉTRICAS, será contratada para prestar o serviço de iluminação no município. Mas para tanto, um mutirão de trabalho irá normalizar a iluminação, iniciando pela sede do município, seguindo por Lagoinha, Tomé e na sequência as comunidades rurais da várzea e Chapara do Apodi. Também será implantada a identificação dos postes e um 0800 para atender os consumidores.
Como a grande maioria das luminárias estão em funcionamento a cerca de 30 anos, é provável que apresentem defeitos nos próximos meses. E como a prefeitura não dispõe de recursos para trocá-las de imediato, a empresa contratada virá a Quixeré uma vez ou duas por mês para solucionar os problemas que forem surgindo, realizando a troca apenas daquelas inutilizáveis.
Por Arnaldo Freitas
fonte: TV Jaguar
Itens relacionados:
POLITICA