-->

Adesão ao DET: Prazo e Consequências para MEIs e Empregadores

Entenda como evitar multa e adira ao DET até 1º de agosto


A partir desta quinta-feira (1º), o uso do Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET) será obrigatório para Microempreendedores Individuais (MEIs) e empregadores domésticos. O DET, uma plataforma digital criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, visa facilitar a comunicação eletrônica entre empregadores e a Inspeção do Trabalho, disponibilizando informações sobre atos administrativos, procedimentos fiscais, notificações e outros avisos gerais.

Inicialmente, a adesão ao novo sistema deveria ser feita até 1º de maio, mas o Ministério do Trabalho e Emprego prorrogou o prazo para 1º de agosto. Aqueles que não regularizarem sua situação poderão enfrentar multas que variam de R$208,09 a R$2.080,91.

Exemplo de tela de cadastro no Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET)

Não há penalidade direta pela ausência de atualização do cadastro no DET, mas os empregadores podem enfrentar repercussões por essa falha. Mesmo que um empregador não cadastre um e-mail para receber alertas ou não acesse o DET, as comunicações eletrônicas serão consideradas como recebidas. Caso um auditor fiscal notifique um empregador e ele não responda, poderá ser autuado e multado. Após 15 dias do aviso, o Ministério do Trabalho presume que o empregador está ciente da comunicação, mesmo que não tenha acessado a caixa postal do DET.

O DET reduz a necessidade de deslocamentos e os custos operacionais dos empregadores. Além disso, o sistema permite o recebimento de documentos eletrônicos exigidos durante as fiscalizações.

Para se cadastrar no DET, acesse o site do DET e faça o login com uma senha do gov.br, com nível de segurança prata ou ouro (somente para pessoa física), ou com um certificado digital (e-CPF ou e-CNPJ). Após atualizar o cadastro, o empregador pode designar uma pessoa autorizada para acessar o DET em seu nome, utilizando o Sistema de Procuração Eletrônica.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato