-->

Lula reassume presidência do Mercosul após 13 anos

Nesta terça-feira, 4 de julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reassume a presidência rotativa do Mercosul, após um período de 13 anos. O cargo, que é transferido a cada seis meses, estava nas mãos do presidente argentino Alberto Fernández, aliado de Lula.

A transição ocorreu durante uma conferência entre os países membros do bloco - Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Vale ressaltar que a Venezuela também é oficialmente integrante do Mercosul, embora esteja suspensa desde 2017. O governo brasileiro tem defendido o retorno do país ao grupo.

A mudança de liderança acontece em meio às tensões comerciais entre o bloco sul-americano e a União Europeia (UE), que provavelmente será um dos principais temas de discussão na reunião.

O governo brasileiro tem buscado soluções para os obstáculos ambientais apresentados pelos europeus, os quais consideram exagerados para a ratificação do acordo de livre comércio entre os dois blocos.

"Nós queremos adotar uma política de ganha-ganha. Não queremos uma política em que eles ganhem e nós percamos", avaliou Lula durante o programa semanal Conversa com o Presidente.

Lula destacou, por exemplo, que os europeus desejam que o Brasil abra mão de compras governamentais, ou seja, deixe de comprar de empresas brasileiras para adquirir de empresas estrangeiras. Segundo o ex-presidente, essa medida prejudicaria as pequenas e médias empresas nacionais, além de ocasionar a perda de muitos empregos.

Lula reassume presidência do Mercosul após 13 anos

Retorno da Venezuela ao Mercosul

Embora haja proximidade entre Lula e Nicolás Maduro, o retorno da Venezuela ao Mercosul não está previsto. O país foi suspenso do bloco em dezembro de 2016 por violar a cláusula democrática estabelecida pelo Protocolo de Ushuaia, um acordo regional assinado em 1988 que estabelece princípios e critérios para a preservação e promoção da democracia entre os países membros do bloco.

A embaixadora Gisele Padovan afirmou que o assunto está em pauta, mas ainda não há previsão para a reintegração da Venezuela ao grupo.

Outro ponto importante que será discutido é a intenção do Uruguai de firmar um acordo bilateral com a China, algo que tanto o Brasil quanto a Argentina desaprovam.

Além disso, espera-se que a crise econômica na Argentina também seja abordada durante o encontro desta terça-feira.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato