Neste domingo, 2 de julho, o Ceará enfrentou o Sport na Ilha do Retiro, em Recife (PE), pela 15ª rodada da Série B 2023. O Vovô não teve um bom desempenho e foi dominado pelo Rubro-Negro pernambucano.
Com esse resultado negativo, o time de Porangabuçu perdeu a chance de subir na tabela de classificação e ficou estacionado nos 21 pontos. O próximo compromisso do Alvinegro será na próxima sexta-feira, dia 7, contra o Botafogo-SP, na Arena Castelão.
O jogo começou com expectativas da torcida alvinegra devido ao retorno do técnico Guto Ferreira. Ele promoveu mudanças na equipe, especialmente na defesa. No entanto, o Ceará não conseguiu impor seu jogo nos minutos iniciais e viu o Sport controlar a posse de bola.
A única jogada relevante do time cearense no início da partida foi com Janderson, que chegou a balançar as redes, mas o gol foi anulado por estar fora de jogo. A partir daí, o Sport assumiu o controle da partida, pressionando o Vovô com o apoio de sua torcida.
Aos 26 minutos, o meia Jorginho do Sport avançou nas costas da zaga do Ceará e foi derrubado pelo goleiro Bruno Ferreira, resultando em um pênalti a favor dos pernambucanos. Ronaldo foi o responsável pela cobrança e converteu, abrindo o placar em Recife. O Ceará teve uma boa chance de empate com Eric, mas o zagueiro Sabino tirou a bola em cima da linha.
Ainda no primeiro tempo, o Rubro-Negro ampliou sua vantagem aos 49 minutos, com um gol de Luciano Juba, que recebeu a bola livre na área e finalizou com precisão, sem dar chances para Bruno Ferreira.
Na segunda etapa, o Ceará voltou com duas opções: se defender melhor para evitar mais gols ou buscar a redução da desvantagem. Inicialmente, a equipe optou pela segunda alternativa, mas não conseguiu criar oportunidades claras de gol e quase viu o Sport aumentar sua vantagem.
Aos seis minutos, o Sport teve outro pênalti a seu favor, mas desta vez Ronaldo desperdiçou a cobrança. Mesmo com algumas substituições realizadas pelo técnico Guto Ferreira para fortalecer o ataque, o Ceará não conseguiu ameaçar o gol adversário de forma efetiva, mostrando uma falta de repertório ofensivo.
As mudanças começaram a surtir algum efeito com a entrada de Nicolas no comando de ataque e Erick Pulga após um mês afastado. O camisa 9 chegou a acertar a trave em uma finalização. No entanto, apesar da pressão alvinegra no final da partida, o placar permaneceu 2 a 0 para o Sport, resultando em mais uma derrota do Ceará na Série B.