O presidente Luiz Inácio Lula da Silva emitiu um decreto na noite desta quinta-feira (1º) que assegura o pagamento de um adicional de 50% no auxílio gás até o final do ano.
Esse adicional foi incluído na Medida Provisória que restabeleceu o programa Bolsa Família, aprovada hoje no Senado.
Desde janeiro, o governo já havia previsto o pagamento desse valor extra por meio da emissão de uma medida provisória, que entrou em vigor imediatamente.
No entanto, para que essa medida continuasse válida, era necessário que fosse aprovada pela Câmara e pelo Senado em até 120 dias. A MP nem chegou a ser analisada pelo Congresso e perdeu sua validade. No entanto, os parlamentares incorporaram a previsão desse adicional na MP do Bolsa Família, que agora aguarda a sanção do presidente Lula.
O auxílio gás tem como objetivo auxiliar as famílias de baixa renda na compra de botijões de gás de cozinha. Com o decreto, cada família receberá metade do valor de um botijão de 13kg de GLP. Uma vez que o auxílio regular e o adicional possuem o mesmo valor, ou seja, metade do valor de um botijão, as famílias receberão o equivalente à média de um botijão. Os valores do auxílio e do adicional serão depositados a cada dois meses.