-->

Deputados estaduais do PL Ceará têm mandatos cassados por fraude à cota de gênero

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) decidiu, nesta terça-feira (30), cassar a chapa de candidatos a deputado estadual do PL Ceará, incluindo quatro parlamentares eleitos, por fraude à cota de gênero nas eleições de 2022. Ainda é possível recorrer da decisão, e, por enquanto, a composição da Assembleia Legislativa não será alterada.

Cassação inédita no Ceará por fraude à cota de gênero


Esta é a primeira vez que uma chapa de candidatos a deputado estadual é cassada no Ceará por fraude à cota de gênero. Os deputados Alcides Fernandes, Dra. Silvana, Marta Gonçalves e Carmelo Neto, sendo este último o mais votado na disputa pelo cargo no ano passado, tiveram seus mandatos cassados.

Recurso ao Tribunal Superior Eleitoral é provável


Os parlamentares já indicaram que pretendem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a decisão do TRE-CE.

Julgamento e divergências sobre as candidaturas fictícias


O julgamento das quatro ações contra o PL Ceará teve início no dia 16 deste mês, quando a maioria do Tribunal votou pela cassação do diploma dos deputados estaduais e suplentes do partido. Com o pedido de vistas do presidente do TRE, desembargador Inácio Cortez, a conclusão do julgamento foi adiada para o final de maio.

Alegações e posicionamento do presidente do TRE-CE


O último magistrado a votar, o presidente do TRE-CE, desembargador Inácio Cortez, votou contra a cassação da chapa de candidatos do PL Ceará por fraude à cota de gênero. Ele argumentou que não havia provas contundentes que justificassem o entendimento de que o partido agiu em fraude.

Inelegibilidade negada para presidente do PL Ceará


A maioria do Tribunal negou o pedido de inelegibilidade contra o presidente do PL Ceará e prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves.

Entenda o caso: ações e candidaturas fictícias


A Justiça Eleitoral analisou quatro ações que denunciavam candidaturas fictícias de mulheres ao cargo de deputado estadual, apresentadas pelo PL Ceará para cumprir a legislação que exige que, no mínimo, 30% das candidaturas sejam de gênero minoritário, historicamente, candidaturas femininas.

Nos processos, foram citados indícios de pelo menos seis candidaturas fraudulentas. Entre os elementos mencionados, estão a votação insignificante das candidatas e a ausência de atividades de campanha, tanto presenciais quanto nas redes sociais. Também é destacado o fato de as prestações de contas não apresentarem receitas e despesas.

Deputados estaduais do PL Ceará têm mandatos cassados por fraude à cota de gênero

Duas das mulheres registradas como candidatas, Maria Meirianne de Oliveira e Marlúcia Barroso Bento, prestaram depoimento, afirmando não terem consentido com as candidaturas. Segundo elas, o PL Ceará teria utilizado a documentação e a foto apresentadas quando foram candidatas a vereadoras de Fortaleza em 2020.

O relator do caso, desembargador Raimundo Nonato da Silva Santos, votou pela improcedência das denúncias, alegando falta de provas contundentes da fraude à cota de gênero. No entanto, a juíza Kamile Castro divergiu do relator, destacando elementos das seis candidaturas denunciadas como fictícias e citando outros julgamentos do Tribunal que tiveram conclusões semelhantes.

Com a decisão da Corte estadual, todos os votos obtidos pelo PL Ceará para o cargo de deputado estadual são anulados, e os diplomas dos candidatos eleitos e suplentes são cassados. No entanto, a cassação só será efetivada após o esgotamento dos recursos na instância superior, o TSE.

Diário do Nordeste

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato