O Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Tabuleiro do Norte, está expandindo a oferta de cursos para a comunidade jaguaribana com a abertura do primeiro curso na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Trata-se do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A autorização para a abertura do curso foi emitida pelo reitor do IFCE no dia 25 de maio. A partir desse momento, o campus Tabuleiro do Norte está autorizado a abrir a primeira turma, cuja seleção ocorrerá por meio do Sisu 2023.2.
O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas será o segundo curso de nível superior oferecido pelo campus Tabuleiro do Norte. O curso é presencial, com duração de cinco semestres e terá disciplinas oferecidas nos turnos da manhã e tarde. Serão disponibilizadas 35 vagas anualmente. Para concorrer a uma das vagas, é necessário ter concluído o Ensino Médio.
A escolha pelo curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas foi identificada durante o estudo de potencialidades realizado pelo campus Tabuleiro do Norte em 2018. A partir desse estudo, a instituição tomou as providências necessárias para viabilizar a implementação do novo curso, como a formação da equipe de professores e a montagem dos laboratórios.
"No meio do caminho, enfrentamos uma pandemia. Ela trouxe para a sociedade um nível de digitalização nunca antes visto. Hoje em dia, praticamente tudo é oferecido de forma digital. Surgiram muitas oportunidades de emprego para os profissionais dessa área, inclusive com a possibilidade de trabalho remoto. É um campo muito procurado. Sempre que oferecemos cursos de Formação Inicial e Continuada, notamos uma grande demanda por esse curso. É um marco para o campus", comenta Adriano Lima, chefe do departamento de Ensino do campus Tabuleiro do Norte.
A expansão da oferta de cursos de nível superior consolida o IFCE como uma instituição de destaque na formação de profissionais no Vale do Jaguaribe. Segundo o diretor-geral do campus Tabuleiro do Norte, professor Sildemberny Souza, o novo curso contribuirá para a formação verticalizada de profissionais da região, que são formados em cursos técnicos na área de Informática.
"Enxergamos esse curso como de imensa importância estratégica. Quando abrimos um curso superior, precisamos ampliar nosso olhar. Em Tabuleiro do Norte, Limoeiro do Norte, Alto Santo, Morada Nova, Russas, há cursos de nível médio na área de Informática, o que favorece a verticalização. Esse curso oferece oportunidades de formação de mão de obra qualificada, promovendo o empreendedorismo e a inovação", assegura Sildemberny.
Em seus onze anos de atuação, o campus Tabuleiro do Norte do IFCE já ofereceu nove cursos para a comunidade, incluindo formações de nível técnico, superior e pós-graduação.
Serviço:
Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Quantidade de vagas: 35
Turno: Manhã e tarde
Duração: 5 semestres
Periodicidade: anual
Forma de seleção: Sisu
Itens relacionados:
Tabuleiro do norte