O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através da Procuradoria de Justiça dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), com o auxílio de promotores de justiça e da Polícia Civil do Estado do Ceará, por meio do Departamento Técnico Operacional (DTO), iniciou, na manhã de hoje (25), a Operação "Estrada II" na cidade de Morada Nova.
Durante a operação, foram executados 10 mandados de busca e apreensão na sede da Prefeitura de Morada Nova e nas residências do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, empresários da área da Construção Civil, responsável pela ordenação de despesas e engenheiro civil encarregado da obra. Além de Morada Nova, os mandados expedidos pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), no contexto de um procedimento investigatório criminal em andamento na Procap, foram cumpridos nas cidades de Eusébio, Fortaleza e Limoeiro do Norte, onde alguns dos alvos têm residência. Durante as ações, foram apreendidos documentos e equipamentos eletrônicos, que serão analisados pela equipe da Procap.
As investigações indicam suspeitas de fraude em licitações e violação de cláusulas contratuais, que estabelecem a realização de serviços de Engenharia Civil no município de Morada Nova. Há também suspeitas de outros crimes, como peculato e organização criminosa, com possível envolvimento de autoridade com prerrogativa de função (prefeito municipal de Morada Nova).
Segundo a Procap, as irregularidades podem ter levado ao pagamento potencialmente duplicado de R$1.415.344,16 para a conclusão de um trecho em obras de uma estrada. Além disso, os contratos firmados pelo município de Morada Nova com as empresas investigadas envolvem valores de aproximadamente R$11.225.305,37 até a presente data.
Itens relacionados:
Morada Nova