Aviso! Na próxima quinta-feira, dia 10, o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema) vai discutir e deve aprovar a concessão de uma licença ambiental para o maior projeto de produção de energia solar do mundo.
Anúncios
O projeto, que será construído nos terrenos dos municípios de Aracate e Icapuí, no litoral leste do Ceará, tem capacidade instalada de 4,6 GW.
O projeto abrange 7.800 hectares da antiga fazenda Copam, de propriedade do Grupo J, Macedo, que arrendou o terreno para a Omega, uma das maiores empresas de energia renovável do Brasil.
O empreendimento é numericamente gigantesca: a geração dos 4,6 GW será garantida por um conjunto de 8 milhões de painéis solares, cujos fornecedores ainda não foram revelados.
Para você ter uma ideia do que se trata, a própria Omega tem um projeto em andamento em Quixere, em terreno do empresário cearense Fernando Cirino Gurgel, com 10 mil painéis solares gerando energia para consumo nas lojas da rede. McDonald's em Fortaleza.
Uma fonte do governo cearense que transmitiu esta notícia à coluna não soube dizer o valor do investimento da Omega neste megaprojeto de produção de energia solar.
A reunião acontecerá no dia 10.NOV.2022, a partir das 14 horas, no auditório da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).
No site da Omega diz o seguinte:
Nós, nos tornamos a maior empresa de energia renovável do Brasil e hoje produzimos energia capaz de abastecer 3.800.000 residências.
Nossa missão é dar às empresas e pessoas a oportunidade de usar energia limpa, barata e simples, garantir custo e promover a produção de baixo carbono. Não descansaremos até que a energia renovável seja uma realidade para todos.