O Vale do Jaguaribe confirmou o primeiro caso da variante ômicron, em Russas. Segundo o Jornal do Ceará um pessoa do município, que terá sua identidade preservada, de acordo com o que foi colhido pelo site, começou a sentir sintomas da variante Ômicron no último dia 20 de dezembro. Nesta terça-feira (4), o resultado do exame foi recebido apontando a positividade para a cepa.
Vale salientar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a Ômicron como uma Variante de Preocupação. De acordo com a entidade, a decisão foi tomada por conta da grande quantidade de mutações apresentada pela cepa, sendo que algumas delas apresentam “características preocupantes”.
Russas registra a marca de 10.795 casos positivos de Covid-19. Além disso, 265 pessoas estão suspeitas aguardando resultado de exames. Outros 202 moradores tiveram óbito em decorrência da doença. Os dados são da prefeitura e foram atualizados no dia 30 de dezembro de 2021, às 17h.
Até o momento, 79,09% da população adulta de Russas está com esquema vacinal completo. Do total do público vacinado, 54.849 pessoas já tomaram a primeira dose da vacina (D1), 50.821 pessoas já foram imunizadas com as duas doses (D2), 1.480 pessoas já imunizadas com dose única (DU) e 9.633 pessoas com a dose de reforço. A atualização foi feita pela Coordenadoria de Imunização da Secretaria de Saúde do município, em 27 de dezembro de 2021.
Fonte: Jornal do Ceará