-->

Cheia no Rio Salgado garante reabastecimento do Castanhão

cheia-no-rio-salgado-garante-reabastecimento-do-castanhao

As chuvas quem caem no Ceará nas últimas semanas são motivo de alegria para os cearenses. O Rio Salgado, localizado na Região Sul do estado, segue em cheia e migra suas águas para o açude Castanhão, que abastece a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), além das cidades do Baixo Jaguaribe: Limoeiro do Norte, Russas, Quixeré, Palhano, Tabuleiro do Norte, Jaguaruana.

Veja abaixo imagens do rio Salgado, em filmagens de Alex Fabricio, na Icó em Rede.

Maiores chuvas

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu em 43 dos 97 municípios informados até às 9h desta sexta-feira (7). Os dados são parciais e podem sofrer alterações ao longo do dia, segundo o órgão.

Confira as maiores chuvas por posto nas últimas horas:

  • Morada Nova (Posto: FAZENDA LACRAIA) : 53.2mm
  • Quixadá (Posto: AC. PEDRAS BRANCAS) : 42.2mm
  • Quixadá (Posto: QUIXADA) : 36.4mm
  • Pedra Branca (Posto: PEDRA BRANCA) : 33mm
  • Ipueiras (Posto: AMERICA) : 32mm
  • Banabuiú (Posto: BANABUIU) : 24.6mm
  • Viçosa Do Ceará (Posto: VICOSA DO CEARA) : 21mm
  • Senador Sá (Posto: SENADOR SA) : 20mm
  • Granja (Posto: AÇUDE GANGORRA) : 19.4mm
  • Iracema (Posto: AÇUDE FIGUEIREDO) : 19mm

Previsão

A Funceme prevê que o fim de semana seja de chuva no Ceará. Para esta sexta, o órgão alerta que o céu estará variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões com baixa possibilidade de chuva na região Jaguaribana, no Maciço de Baturité e no Sertão Central e Inhamuns. Nas demais macrorregiões, alta possibilidade de chuva. Já para sábado (8), a Funceme indica céu variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões com baixa possibilidade de chuva. Já no domingo (9), segundo ainda a Funceme, o tempo estará variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões com uma baixa possibilidade de chuva na faixa litorânea.

Volume dos açudes

Segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), extraídos nesta sexta-feira (7), dentre os três maiores açudes do estado, o Banabuiú apresenta 8,24% de nível hídrico, tendo capacidade para cerca de 125 milhões de metros cúbicos (m³). Já o Castanhão, que suporta até 6,7 bilhões de m³, acumula carga de apenas 8,19%. O quadro é menos crítico no açude de Orós, onde 22,52% do volume total (199 bilhão m³) está preenchido.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato