As chuvas quem caem no Ceará nas últimas semanas são motivo de alegria para os cearenses. O Rio Salgado, localizado na Região Sul do estado, segue em cheia e migra suas águas para o açude Castanhão, que abastece a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), além das cidades do Baixo Jaguaribe: Limoeiro do Norte, Russas, Quixeré, Palhano, Tabuleiro do Norte, Jaguaruana.
Veja abaixo imagens do rio Salgado, em filmagens de Alex Fabricio, na Icó em Rede.
Maiores chuvas
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu em 43 dos 97 municípios informados até às 9h desta sexta-feira (7). Os dados são parciais e podem sofrer alterações ao longo do dia, segundo o órgão.
Confira as maiores chuvas por posto nas últimas horas:
- Morada Nova (Posto: FAZENDA LACRAIA) : 53.2mm
- Quixadá (Posto: AC. PEDRAS BRANCAS) : 42.2mm
- Quixadá (Posto: QUIXADA) : 36.4mm
- Pedra Branca (Posto: PEDRA BRANCA) : 33mm
- Ipueiras (Posto: AMERICA) : 32mm
- Banabuiú (Posto: BANABUIU) : 24.6mm
- Viçosa Do Ceará (Posto: VICOSA DO CEARA) : 21mm
- Senador Sá (Posto: SENADOR SA) : 20mm
- Granja (Posto: AÇUDE GANGORRA) : 19.4mm
- Iracema (Posto: AÇUDE FIGUEIREDO) : 19mm
Previsão
A Funceme prevê que o fim de semana seja de chuva no Ceará. Para esta sexta, o órgão alerta que o céu estará variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões com baixa possibilidade de chuva na região Jaguaribana, no Maciço de Baturité e no Sertão Central e Inhamuns. Nas demais macrorregiões, alta possibilidade de chuva. Já para sábado (8), a Funceme indica céu variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões com baixa possibilidade de chuva. Já no domingo (9), segundo ainda a Funceme, o tempo estará variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões com uma baixa possibilidade de chuva na faixa litorânea.
Volume dos açudes
Segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), extraídos nesta sexta-feira (7), dentre os três maiores açudes do estado, o Banabuiú apresenta 8,24% de nível hídrico, tendo capacidade para cerca de 125 milhões de metros cúbicos (m³). Já o Castanhão, que suporta até 6,7 bilhões de m³, acumula carga de apenas 8,19%. O quadro é menos crítico no açude de Orós, onde 22,52% do volume total (199 bilhão m³) está preenchido.