-->

Laudos foram imprescindíveis para a condenação de suspeitos de morte de criança em Russas

Laudos foram imprescindíveis para a condenação de suspeitos de morte de criança em Russas

Mais uma vez, o trabalho realizado pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), no que se refere à produção de laudos para composição de provas materiais para investigações de crimes, foi essencial para a elucidação e condenação de acusados de torturar, estuprar e matar uma criança de três anos de idade. Desta vez, a atuação da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) com um laudo cadavérico robusto e bem detalhado foi substancial para a condenação de 114 anos, que foi dada ao casal investigado pelo crime, sentença dada na última quarta-feira (8). A decisão foi tomada após o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) ter oferecido a denúncia, conforme o rito do Tribunal do Júri, realizado na Comarca de Russas.

O crime, que teve como vítima uma criança de três anos, ocorreu no dia 20 de julho de 2020, na cidade de Russas, distante 146 km de Fortaleza. O corpo da menina foi encaminhado para o Núcleo de Perícia Forense da Região Vale do Jaguaribe, que possui sede em Russas. Durante o exame de necropsia, a perícia localizou diversos indícios que comprovaram os crimes sofridos pela vítima.

Laudos foram imprescindíveis para a condenação de suspeitos de morte de criança em Russas

Conforme a médica perita legista Renata Nunes, que atuou no caso, o laudo pericial, principalmente o necroscópico, é a última palavra daquele que está a ser periciado. “Sem tecer juízos de valor, o laudo pericial deve conter elementos para que a autoridade judicial construa sua decisão, à luz do direito e ponderando sobre todos os meios de prova. Portanto, faz parte da missão do perito manter-se qualificado, para ser a voz daqueles que não podem mais se expressar, para oferecer à justiça e aos réus os meios para um julgamento justo, conforme prescreve a Declaração Universal dos Direitos Humanos”, declara.

De acordo com o coordenador da Comel, Renato Evando, o que chamou atenção neste caso foram os indícios contundentes denotando os crimes que a vítima sofria já há algum tempo. Segundo o coordenador de medicina legal, as lesões no corpo eram compatíveis com agressões provocadas por chutes e socos. Conforme o coordenador de medicina legal, nesse caso a perícia apontou até a força usada nos momentos de agressão, pois foram constatados danos internos provocados com intensidade e gravidade que resultaram no óbito da vítima.

Laudos foram imprescindíveis para a condenação de suspeitos de morte de criança em Russas

Identificar os tipos, os locais, a intensidade em que as lesões foram provocadas e constatar que elas ocorriam de forma continuada, foi uma prova que corroborou para a investigação do caso e para a decisão da Justiça quanto à pena do casal. O laudo médico-legal é peça processual fundamental para o trabalho da Polícia Civil, do MPCE e do Poder Judiciário, sempre em benefício da sociedade. O homem, que era pai da criança, e sua companheira, madrasta da vítima, juntos, os dois somaram 114 anos de pena. Com 45 anos de pena para o genitor da vítima, e 69 anos de reclusão para a madrasta.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato