-->

Moraes suspende quebra de sigilo de Bolsonaro aprovada pela CPI

Moraes suspende quebra de sigilo de Bolsonaro aprovada pela CPI

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu nesta 2ª feira (22.nov.2021) a quebra de sigilo telemático do presidente Jair Bolsonaro aprovada pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado.

Os senadores aprovaram um requerimento solicitando a transferência do sigilo do presidente à PGR (Procuradoria Geral da República) e ao STF. Também pediu o banimento de Bolsonaro das redes sociais.

Em resposta, a AGU (Advocacia Geral da União) afirmou que a solicitação de transferência de sigilo é “arbitrária” e busca criminalizar o presidente. O órgão também afirma que a CPI fez imputações genéricas contra Bolsonaro e que o requerimento extrapola a competência da comissão.

“Mesmo reconhecendo às Comissões Parlamentares de Inquérito poderes instrutórios legitimadores de atos de natureza constritiva, as medidas outorgadas distanciaram-se do seu caráter instrumental, pois o ato coator acabou por extrapolar os limites constitucionais investigatórios de que dotada a CPI ao aprovar requerimento de quebra e transmissão de sigilo telemático”, afirmou Moraes.

Eis a íntegra da decisão (174 KB).

O ministro também disse que o requerimento da CPI da Covid foi feito no mesmo dia em que a comissão foi encerrada. “Não se vê, portanto, utilidade na obtenção pela Comissão Parlamentar das informações e dos dados requisitados para fins de investigação ou instrução probatória já encerrada e que sequer poderão ser acessadas pelos seus membros”, afirmou.

Além de solicitar a quebra de sigilo e o banimento das redes sociais, a CPI pediu ao Supremo que Bolsonaro se retrate sobre a declaração que associa vacinas contra a covid ao aumento do risco de desenvolver aids. A informação dada pelo presidente em uma live nas redes sociais é falsa.

Moraes se tornou relator do pedido de Bolsonaro porque já relata as solicitações feitas pela CPI contra o presidente.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato