-->

Placas solares no Fórun de Russas aproveitam recurso natural para gerar economia e reduzir uso de energia elétrica

Energia limpa, sustentável e econômica. No Poder Judiciário cearense, o uso de energia solar fotovoltaica, obtida através da conversão direta da luz em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico, é uma realidade nos Fóruns de Itapajé e Russas, que há um ano e quatro meses iniciaram a produção de energia solar.

Placas solares nos Fóruns de Itapajé e Russas aproveitam recurso natural para gerar economia e reduzir uso de energia elétrica

De acordo com a Secretaria de Administração e Infraestrutura (Seadi) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o gerador do Fórum de Russas, por exemplo, abastece todo o prédio da Comarca e ainda paga 50% da conta de energia de dois outros Fóruns: Jaguaruana e Aracati. Já em Itapajé, além de atender 100% da demanda local, o sistema alimenta parcialmente os Fóruns de Pentecoste (40%), Amontada (40%) e Umirim (20%). Com isso, houve economia de R$ 30 mil ao final de 2020.

“O Judiciário estadual tem trabalhado em projetos de desenvolvimento sustentável e, em relação à geração de energia, pretendemos ampliar as implantações de soluções que garantam eficiência energética. São ações importantes do ponto de vista financeiro e de relevância maior ainda para a preservação ambiental”, afirma o secretário de Administração e Infraestrutura, Pedro Sampaio.

Placas solares nos Fóruns de Itapajé e Russas aproveitam recurso natural para gerar economia e reduzir uso de energia elétrica

O investimento em energia renovável atende à Resolução nº 201/2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina o fomento de ações voltadas ao uso sustentável de recursos naturais. Também está em conformidade com a Agenda 2030, plano de ações desenvolvido no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU) visando à erradicação da pobreza e à promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental em escala global até o final desta década. Também está vinculado a dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O ODS 12 – “Consumo e Produção Responsáveis”, visa assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. Entre as metas está alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais. Já o ODS 16 – “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”, tem o intuito de promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.


Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato