-->

Jaguaruana, Morada Nova e Jaguaribe registram temperaturas mais altas do país

Os municípios de Jaguaruana, Morada Nova e Jaguaribe, na região jaguaribana, registraram temperaturas elevadas nesta sexta-feira (9), figurando entre as mais altas do país, variando entre 35°C e 36°C, segundo o portal especializado Climatempo, em atualização no início da tarde. Em seguida, estão as cidades de Porto Alegre (RS), Cuiabá (MT) e Teresina (PI), com máxima de 35°C.

Em Jaguaruana, a temperatura máxima chegou aos 36°C, e aos 35°C em Jaguaribe e Morada Nova. Segundo especialistas, uma massa de ar seco sobre o Ceará corrobora para as marcações.

O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Flaviano Fernandes, explicou que nessa época do ano o deslocamento da Terra e a sua inclinação fazem com que a incidência dos raios solares ocorra de forma mais direta sobre a região do Equador.

Jaguaruana, Morada Nova e Jaguaribe registram temperaturas mais altas do país

“Quando está chovendo com maior regularidade e o tempo fica nublado, a temperatura fica mais amena e a sensação térmica diminui. Neste início de abril, as chuvas estão escassas no sertão cearense e a falta de cobertura de nuvens tornam o tempo mais seco e quente".
Flaviano Fernandes
meteorologista

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os valores extremos de temperaturas máxima e mínima no Ceará, nas últimas 24 horas, foram de 34,5°C em Barbalha, na tarde desta quinta-feira (8), e 18,9°C na manhã desta sexta-feira (9).

A Funceme explica que “para saber se está mais quente ou mais frio em relação à normalidade, é necessário esperar o fim do mês, já que as normais climatológicas levam em consideração todo o período mensal”.

Nuvens influenciam

“Quando há maior nebulosidade no Ceará, as temperaturas máximas, que são registradas em torno das 14h, costumam ser ligeiramente mais baixas porque as nuvens reduzem a entrada de radiação solar e, por consequência, a radiação de onda longa também sofre redução e a temperatura do ar fica relativamente mais baixa”, explicou gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.

A variação diurna de temperatura é influenciada pela cobertura de nuvens, pontua Meiry Sakamoto: “Quanto maior for a nebulosidade, menor será a variação de temperatura ao longo do dia, ou seja, temperaturas máximas e mínimas ficam mais próximas entre si”.

Tendência

A tendência para o próximo trimestre, no Ceará, é de temperatura amena. Os meses de junho e julho são mais “frios” neste período no Hemisfério Sul, que passa a vivenciar o inverno, quando o eixo de rotação do planeta Terra tem uma inclinação de 23° em relação à incidência solar.

Para a porção Centro-Norte do Ceará há previsão de chuva para esta sexta-feira, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O céu deve variar de parcialmente nublado a claro com possibilidade de chuva no litoral Norte, na Ibiapaba, no Maciço de Baturité, no Sertão Central e no norte da região Jaguaribana. Nas demais regiões, predomínio de céu claro.

Via diário do nordeste 

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato