-->

Deputado Nelinho propõe criação de Rota da Fruticultura no Ceará

A agricultura cearense poderá ser beneficiada com proposta de criação da Rota da Fruticultura no Estado. A iniciativa do deputado Nelinho (PSDB) pretende impulsionar o potencial da produção de frutas no Ceará.

De autoria do deputado Nelinho (PSDB), o projeto de lei 140/21, que começou a tramitar desde a semana passada na Assembleia Legislativa, consiste em integrar os polos produtivos e estabelecer princípios para promover inovação, cooperação e desenvolvimento no setor frutícola.

“O objetivo deste projeto de lei é evidenciar e interligar polos produtivos da fruticultura no Estado do Ceará para facilitar diagnósticos hídricos, energéticos, de escoamento da produção (rodovias, aeroportos, ferrovias e portos), capacidade de beneficiamento e até promover o ecoturismo entre os polos produtivos de frutas”, justifica o deputado.

O parlamentar acrescenta que a proposta tem como foco promover a interligação dos polos produtivos para troca de conhecimento e tecnologias, no sentido de maximizar iniciativas que melhorem as habilidades das empresas de produzir, seja mediante de inovações de processos e de melhorias estruturais, seja por intermédio de inovações de produto, como diferenciação na produção ou mesmo inovações incrementais.

Deputado Nelinho propõe criação de Rota da Fruticultura no Ceará

O deputado Nelinho observa também que o Ceará possui uma larga expediência no gerenciamento de recursos hídricos, baseada na gestão compartilhada e na integração das bacias, além, segundo ele, da construção de açudes e da perenização de rios e canais integrando regiões, que garantem água para irrigação. De acordo com ele, atualmente o Ceará tem cerca de 90 mil hectares irrigados, dos quais 40 mil hectares de frutas. “Isso significa um aproveitamento de 43% da área potencial, calculada em torno de 200 mil hectares”, ressalta.

Conforme o deputado, a fruticultura irrigada cearense de alta tecnologia detém “os números mais expressivos” da agricultura local, tornando o Estado um grande exportador brasileiro de frutas frescas e sucos de frutas. "Destacam-se nas exportações o melão, a melancia, a banana, o mamão e a manga, produzidas com alta qualidade, produtividade e tecnologia pós-colheita", avalia.

Nelinho explica que a fruticultura irrigada do Estado é organizada em seis polos de produção: Ibiapaba, Baixo Acaraú, Curu/Metropolitano, Baixo Jaguaribe, Centro Sul e Cariri; e possui 45 mil hectares em produção, abrangendo 64 dos 184 municípios cearenses. “A atividade de fruticultura destaca-se com elevada taxa de crescimento e incremento substancial dentre todas as atividades desenvolvidas no Estado”, afirma o parlamentar.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato