-->

Ceará registra 98% de aumento em internações por Covid-19

Em pouco mais de um mês, de 3 de janeiro a 13 de fevereiro deste ano, o número de internações de pacientes diagnosticados com Covid-19 cresceu 98% no Ceará, saindo de 512 para 1.018, segundo o IntegraSUS. A situação se agravou, principalmente, ao fim de janeiro.

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais nesta sexta-feira (19), o secretário estadual da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, Dr. Cabeto, informou que 67 pessoas estão internadas em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Estado à espera de leitos em unidades hospitalares da rede pública, que já estava, naquele dia, com 92,2% das vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para adultos preenchidas. Ontem (20), essa taxa variou um pouco, chegando a 91,65%.

Em Fortaleza, o aumento da demanda por leitos de enfermaria e terapia intensiva de janeiro a fevereiro foi ainda mais expressivo, saindo de 113 para 291, num salto percentual de 157,5%. Houve, porém, um momento de queda. De 24 a 30 de janeiro, a Capital tinha 230 pacientes internados, número que caiu para 211 na semana seguinte, mas saltou para 291 logo depois.

A pressão sobre a rede pública de saúde acompanha a saturação da rede privada. Segundo Aramicy Pinto, presidente da Associação dos Hospitais do Ceará (Ahece), as unidades particulares estão operando com a ocupação máxima de leitos de UTI exclusivos para a Covid-19. Ele relatou que, no dia 11 de fevereiro, os dez hospitais associados que tratam a infecção tinham 98 pacientes internados em UTI, número que subiu para 141 na última quarta-feira (17). Em enfermaria, o crescimento no período foi de 69,5% — de 128 para 217.

“A providência que estamos tomando é abrir mais leitos, tornando salas de recuperação, UTIs de Covid-19”, afirmou Pinto, garantindo que devem ser abertos, neste formato, 65 leitos. Ele também garantiu que mais profissionais da saúde estão sendo contratados para atender à demanda e que não faltam equipamentos de assistência, já que foram adquiridos ano passado.

Fortaleza

A Secretaria da Saúde de Fortaleza (SMS) iniciou nesta semana a instalação de 210 novos leitos para atender pacientes com Covid-19 na rede municipal, sendo dez de UTI no Instituto Dr. José Frota (IJF) 2, 30 de enfermaria no Hospital e Maternidade Dra Zilda Arns (Hospital da Mulher) e 170 de observação nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Capital.
“Fortaleza vive cenário de segunda onda da pandemia num momento extremamente preocupante. Estamos observando um aumento considerável de casos e também começamos a observar um aumento da mortalidade”, alerta a titular da SMS, Ana Estela Leite.
Reorganização de leitos

Na tarde da última quinta-feira (18), prefeitos de municípios cearenses se reuniram com o governador Camilo Santana (PT) para tratar do aumento da demanda por leitos de internação e articular a abertura de novos. Presente à reunião, a presidente do Conselho das Secretarias Municipais da Saúde do Ceará (Cosems-CE), Sayonara Cidade, garantiu que a situação é preocupante. “A ocupação de leitos tem comportamento bem parecido em todas as regiões de saúde, com aumento significativo do número de pacientes com Covid-19”, relatou.

A projeção do Governo é de, até 31 do próximo mês de março, expandir em 44,3% as estruturas de enfermaria e UTI exclusivas para tratar os infectados no Estado, saindo dos atuais 1.478 leitos para 2.133 — 655 a mais, sendo 464 só de UTI.

Cabeto diz que, neste momento, apesar de a letalidade da doença ser ainda menor do que a registrada no pico da pandemia em 2020, “é preciso maior isolamento” populacional diminuir a transmissibilidade viral e, consequentemente, as chances de mais mutações do coronavírus.

Mais de 9 mortes por dia na Capital

Segundo o mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a média móvel de óbitos por Covid-19 nos últimos sete dias, em Fortaleza, foi de 9,4, o que significa que mais de nove pessoas morrem diariamente pela doença. A maior parte no Meireles, na Aldeota e na confluência do bairro José Walter com o Planalto Ayrton Senna.

No Ceará, só na última sexta-feira (19), 29 pessoas morreram por Covid-19 em hospitais públicos e privados monitorados pelo IntegraSUS. Nesse dia, a taxa geral de letalidade hospitalar pela doença ficou em 1,59%, número ainda baixo se comparado à primeira onda. Mas, quase um mês atrás, no dia 24 de janeiro, essa taxa era de 0,51%, e vem aumentando.

“Proporcionalmente, deverá morrer muito menos (gente) do que na primeira onda”, entende o biólogo e epidemiologista Luciano Pamplona. Contudo, o especialista pontua que a circulação de novas variantes do coronavírus, mais transmissíveis, pode impactar mais significativamente nos óbitos no momento em que colapsar o atendimento na rede de saúde e as pessoas passarem a morrer não somente pela doença, mas também pela falta de leitos de internação.
Ceará registra 98% de aumento em internações por Covid-19
Fonte:( Diário do Nordeste ).

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato