-->

IFCE doa 130 protetores faciais a municípios jaguaribanos

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) está realizando, nos últimos dias, a doação de 130 protetores faciais, também conhecidos como face shield, a secretarias de saúde de municípios do Vale do Jaguaribe. Os equipamentos foram produzidos de forma colaborativa por servidores, estudantes e voluntários dos campi de Tabuleiro do Norte e de Fortaleza. Já os insumos foram doados pelo próprio IFCE e por empresas parceiras.

No último sábado (28) e nessa segunda-feira (30), foram doados 50 protetores ao município de Tabuleiro do Norte, 30 ao de Morada Nova e 20 ao de Limoeiro do Norte. Nesta semana, serão entregues, ainda, 20 protetores ao município de Jaguaribe e outros 10 ao de Quixeré.

O protetor facial é um dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários aos profissionais de saúde em tempo de pandemia do novo coronavírus. A máscara facial, formada por uma viseira transparente, evita que gotículas ou secreções respinguem no rosto durante o atendimento ao paciente, trazendo mais segurança aos profissionais. Outra vantagem é que o protetor pode ser reutilizado, desde que seguidos os procedimentos corretos de higienização.

VOLUNTARIADO

Com a falta desse tipo de proteção no mercado, uma rede colaborativa se formou para enfrentar a Covid-19 e dar mais segurança para atuação dos profissionais de saúde. Os protetores faciais contam com um elástico para facilitar a fixação, as viseiras são de acetato e o suporte para a cabeça pode ser produzido em acetato ou em impressora 3D. Nesse caso, cada suporte leva cerca de duas horas para ser impresso.

O secretário de Saúde de Tabuleiro do Norte, Charles Campelo, agradeceu o apoio da instituição. "Queria agradecer o IFCE pela doação de 50 protetores faciais, que têm a finalidade de proteção contra riscos biológicos, para ajudar no combate a Covid-19, reiterando a parceira que sempre esteve presente entre os dois órgãos", afirmou.

Segundo o diretor-geral do campus Tabuleiro do Norte, professor Sildemberny Souza, o IFCE integra uma mobilização estadual para a fabricação dos protetores. "Tabuleiro do Norte, Fortaleza, Tauá, Sobral, Cedro e outros campi estão somando força, equipamentos, professores, ex-alunos e empresas parceiras com a finalidade de permitir que esses EPIs cheguem a vários municípios do interior do Ceará", explica.

Marcelo Andrade - Campus Tabuleiro do Norte

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato