-->

Quixeré-CE é pioneiro no plantio de Açaí no Estado do Ceará

“O Açaí é uma espécie nativa da várzea da região amazônica, especialmente do Brasil, Venezuela, Colômbia, Equador e Guianas. No Brasil, os estados produtores são: Amazonas, Amapá, Acre, Maranhão, Pará, Rondônia e Tocantins.

O Açaí é um alimento muito importante, na dieta dos nortistas do Brasil, onde seu consumo remonta aos tempos pré-colombianos. Atualmente, o Açaí é cultivado, não somente na Região Amazônica, mas em diversos estados brasileiros, tendo sido introduzido durante as décadas 1980 e 1990. Os estados do Pará, Amazonas e Maranhão são os maiores produtores da fruta, que, juntos, são responsáveis por 85% da produção mundial.” (fonte Wikipédia).

Segundo o IBGE, a produção de Açaí, no Brasil, era de 121.800 toneladas, no ano 2.000; em 2016, chegou a 215.609 toneladas. Este aumento é resultado do incremento do consumo nacional e internacional. Somente, no Pará, existem, aproximadamente, 200 indústrias relacionadas ao Açaí, que trabalham com polpas, sorvetes, bombons, dentre outros subprodutos.

Açaizeiro em plana produção no sítio Nossa Senhora de Fátima em Quixeré-CE

No Estado do Ceará, em Quixeré-CE, município localizado a 200 quilômetros de Fortaleza, na região do Médio Jaguaribe, em pleno semiárido nordestino, no sítio Nossa Senhora de Fátima, de propriedade do casal Francisco Weligton e Maria de Fátima Rodrigues, foi implantado um projeto, inédito no Ceará, de plantio, cultivo e produção de polpa de Açaí, englobando toda a cadeia produtiva e agregando valores ao produto. Na propriedade, foram plantadas, há três anos, 60 mudas de açaí, vindas da cidade de Paragominas-PA, trazidas pelo irmão de D. Fátima, Valdeci Alves, sendo que, hoje, através de novos plantios e replantio, já são 350 plantas em plena produção.


Técnicos da Ematerce de Limoeiro do Norte-CE e do Posto Avançado de Quixeré-Ce conversando com o produtor de Açaí,Francisco Weligton.

O investimento, feito pelos proprietários, com orientação da Ematerce, ,foi em torno de R$ 20.000,00, com recursos próprios, utilizados no plantio das mudas de açaí e montagem de uma miniagroindústria para beneficiamento do produto em polpa e deixando-a dentro das normas de certificação do Mapa.


Os produtores Francisco Weligton e Maria de Fátima Rodrigues com os técnicos da Ematerce, na agroindústria de beneficiamento de polpa de açaí.

Atualmente, a produção média de Açaí é de 180 quilos/mês, que é transformada em 75 quilos de polpa, vendida, no mercado informal da região, ao preço de R$ 20,00 o quilo. A partir do próximo mês, a agroindústria já poderá repassar sua produção para o mercado formal (supermercados e lanchonetes), como, também, participar de licitações, para venda à merenda escolar, através dos Programa de Aquisição de Alimentos – PAA – e Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE- por exemplo, isso porque o produto já está Certificado, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, disse o assessor técnico da Secretaria Municipal de Agricultura de Quixeré-CE, João Luiz Coelho.

CERTIFICAÇÃO.

No Brasil, qualquer agroindústria de transformação de produtos agropecuários somente poderá funcionar, se possuir o Certificado Sanitário, expedido pelo Mapa, sendo obrigado, também, a presença de um Responsável Técnico – RT. Para facilitar e diminuir os custos operacionais das agroindústrias, de pequenas propriedades familiares, o Mapa treinou e credenciou técnicos das empresas públicas estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural, no caso a Ematerce, para atuarem, como RT, nessas microempresas agropecuárias.


Técnico da Ematerce, Antônio Oliveira, orientando os produtores sobre os benefícios da cobertura do solo com palhas .

No período de 29 de outubro a 1º de novembro de 2019, em Limoeiro do Norte-CE, aconteceu um curso, objetivando a formação de Responsáveis Técnicos,- RT. Participaram do evento 31 técnicos das regiões administrativas da Ematerce, do Baixo Jaguaribe, Sertão Central, Litoral Leste, Cariri, Metropolitana e Norte. O curso teve o objetivo formar técnicos da Ematerce, para serem os Responsáveis Técnicos das agroindústrias, de pequeno portes, que funcionam em pequenas unidades agrícolas familiares. O evento foi ministrado pelo Fiscal Federal Agropecuário, Francisco Leandro de Paulo Neto, do MAPA.


Visão geral do plantio de Açaí no sítio Nossa Senhora de Fátima, em Quixeré-CE.

O sítio Nossa Senhora de Fátima, em Quixeré-CE, recebe a orientação dos técnicos do posto avançado da Ematerce, André Lima e Evanildo Mendes, que são também os RTs da Agroindústria Açaí Quixeré. O apoio técnico é dado pelos assessores dos escritórios local e regional da Ematerce, de Limoeiro do Norte, Francisco Evangelista de Sá (Vando) e Antônio Oliveira de Almeida.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato