-->

Leão vence o Goiás e garante vaga na Sul-Americana de 2020

Mesmo sendo uma das piores equipes jogando como visitante no Campeonato Brasileiro deste ano, o Fortaleza fez valer a boa fase e venceu o Goiás por 2 a 1, no estádio Serra Dourada, gols de Bruno Melo e Osvaldo e garantiu mais três pontos importantes na tabela de classificação. Rafael Moura descontou para os donos da casa, que veem o sonho de classificar para a Libertadores ainda mais distante.

O resultado faz com que a equipe comandada pelo técnico Rogério Ceni ultrapasse o adversário deste fim de semana, já que ambas as equipes possuem 49 pontos, porém o Leão tem uma vitória a mais, primeiro critério de desempate do Brasileirão. Além disso, o Fortaleza garante de vez a vaga na Sul-Americana de 2020, já que não tem como ficar atrás da 14° posição.

Na próxima rodada, o Fortaleza joga novamente fora de casa, desta vez diante do Fluminense, que vinha correndo sérios riscos de rebaixamento mas ficou com sua situação mais tranquila após duas vitórias seguidas. Já o Goiás terá jogo complicado, pois enfrenta o Palmeiras, uma das equipes classificadas de maneira direta para a fase de grupos da Copa Libertadores da América do ano que vem.

O Melhor: Osvaldo

O meia-atacante foi o grande destaque do sistema ofensivo do Fortaleza, que mostrou muita eficiência nas jogadas rápidas criadas nos contra-ataques. Para coroar sua atuação, Osvaldo marcou o segundo gol do Leão após boa jogada pela direita, aos 25 minutos do primeiro tempo.

O Pior: Alan Ruschel

O lateral-esquerdo do Goiás teve muita dificuldade de marcar os meias-atacantes do Fortaleza, principalmente nos primeiros trinta minutos de jogo - espaço de tempo em que saíram os dois gols do Fortaleza pelo lado de campo em que o defensor protege. O jogador foi o primeiro a ser substituído na partida, aos 17 minutos da segunda etapa.

Atuação do Goiás

Os dois gols marcados ainda no primeiro tempo fizeram com que o time comandado pelo técnico Ney Franco perdesse a pouca intensidade do começo do jogo - mesmo com um time com bons talentos no sistema ofensivo, a equipe não conseguiu se desvencilhar da forte marcação do Fortaleza. No entanto, a bela jogada de Michael e Rafael Moura fez com que o time fosse com a desvantagem menor para o vestiário.

Atuação do Fortaleza

O Fortaleza escalado pelo técnico Rogério Ceni conseguiu aplicar com muita frieza a estratégia de marcar bem os meio-campista do Goiás e partir em rápidos contra-ataques. Os primeiros minutos davam a impressão de que o time precisaria de mais para sair com os três pontos do estádio Serra Dourada, porém o Leão foi fatal nas duas oportunidades que teve no primeiro tempo, com Bruno Melo e Osvaldo.

História do Jogo

A partida no estádio Serra Dourada começou morna e as duas equipes procuravam mais erros do adversário do que impor um ritmo intenso e ter o controle do jogo. Com isso, eram raras os chutes ao gol e as chances reais de alterar o placar eram praticamente inexistentes nos primeiros quinze minutos de confronto entre goianos e tricolores.

Porém, logo após esse período mais fraco tecnicamente, o Fortaleza abriu o placar aos 16 minutos após cobrança de escanteio e cabeçada precisa do lateral-esquerdo Bruno Melo - o goleiro Tadeu até tentou evitar, mas não conseguiu desviar a tempo. O lance foi o primeiro de perigo do time visitante, que até aquele momento tinha dificuldade de chegar na área adversária.

Após o gol, o jogo começou a ficar mais "com a cara" do time visitante, que conseguia aproveitar os espaços em rápidos contra-ataques, principalmente com os meias mais avançados Osvaldo e Romarinho. O momento do Leão era tamanho que o segundo gol saiu exatamente dez minutos após o primeiro, em jogada trabalha e inteligente do sistema ofensivo, com conclusão precisa de Osvaldo, que chutou com força, sem qualquer chance para Tadeu, um dos melhores goleiros de todo o Campeonato Brasileiro.

Tudo indicava que a partida estava decisiva, porém uma bela jogada de Michael fez com que Rafael Moura aparecesse na frente de Felipe Alves e diminuísse o placar, dando uma maior esperança para o torcedor esmeraldino.

O segundo tempo foi marcado pela pressão total do Goiás, que ganhou ânimo depois do gol nos acréscimos do primeiro tempo e tentava, ao menos, o empate. No entanto, a equipe pecava nas finalizações e Michael perdeu a melhor oportunidade aos 15 minutos, quando ficou totalmente livre, de frente para Felipe Alves, porém chutou mal e viu o arqueiro tricolor evitar mais um tento dos esmeraldinos. Com isso, o placar se manteve 2 a 1 a favor dos visitantes, que comemoraram o triunfo e a vaga para o torneio continental.

A Torcida

A torcida do Goiás não lotou o estádio, porém compareceu um bom número para prestigiar a equipe e apoiar o grupo de jogadores que fizeram uma grande e surpreendente campanha neste ano - além de ficar longe da zona de rebaixamento por quase todo o torneio, a equipe Esmeraldina ainda briga para terminar na parte de cima da classificação.


Ficha Técnica

Goiás 1 x 2 Fortaleza


Campeonato Brasileiro da Série A - 36° rodada
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Árbitro: Dewson Fernados Freitas da Silva (PA)
Assistentes: Fábio Pereira (TO) e Helcio Araujo Neves (PA)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Cartões Amarelos: Michael (Goiás); Quintero (Fortaleza)
Público e Renda: 27.781 e R$ 268.235,00
Gol: Bruno Melo, aos 16 minutos, Osvaldo aos 25 e Rafael Moura aos 44 minutos do primeiro tempo.


Goiás:.Tadeu; Yago Rocha, Fábio Sanches, Rafael Vaz e Alan Ruschel (Jefferson); Thalles (Rafinha), Léo Sena e Gilberto; Michael, Rafael Moura e Leandro Barcia. Técnico: Ney Franco

Fortaleza: Felipe Alves; Gabriel Dias, Quintero, Paulão e Bruno Melo; Araruna, Juninho, Edinho (André Luís), Osvaldo (Marlon) e Romarinho; Kieza (Wellington Paulista). Técnico: Rogério Ceni

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato