Fábrica na chapada Quixereense reaproveita óleo encontrado em praias
O petróleo cru que tem atingido as praias do Nordeste está sendo reaproveitado no sertão cearense. Uma fábrica no município de Quixeré (Cimento Apodi), a 200 km de Fortaleza, utiliza a substância, misturada com outros resíduos industriais, como combustível alternativo e, dessa forma, alimenta o forno da unidade de produção.
Desde o fim de agosto e início de setembro, diversas manchas de óleo têm aparecido em praias do Nordeste. Segundo o mais recente balanço do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), o óleo já atingiu 254 localidades. No Ceará, os municípios de Beberibe, Aquiraz, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Fortim, Paraipaba, Aracati, Cascavel e Icapuí, além da capital Fortaleza, registraram manchas nas praias.
De acordo com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), quatro toneladas de óleo já foram retiradas de 18 pontos no Ceará. Toda essa quantidade teve como destino a fábrica em Quixeré e, após ser usada como combustível, não deixa resíduos ao meio ambiente.
De acordo com o diretor industrial da fábrica, João Butkus, a solução diminui os danos ao ambiente. “É a solução ambientalmente correta. Evita que esse óleo vá para lixões, para aterros, para incineradores, que causaria outros problemas pra natureza”, ressalta o ex-gerente da Fábrica de Cimento LafargeHolcim.
Veja a matéria que foi ao ar no Jornal Nacional da Tv Globo. Clique aqui!