-->

Petróleo cru encontrado em praias é reaproveitado em Quixeré

Fábrica na chapada Quixereense reaproveita óleo encontrado em praias

O petróleo cru que tem atingido as praias do Nordeste está sendo reaproveitado no sertão cearense. Uma fábrica no município de Quixeré (Cimento Apodi), a 200 km de Fortaleza, utiliza a substância, misturada com outros resíduos industriais, como combustível alternativo e, dessa forma, alimenta o forno da unidade de produção.

Desde o fim de agosto e início de setembro, diversas manchas de óleo têm aparecido em praias do Nordeste. Segundo o mais recente balanço do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), o óleo já atingiu 254 localidades. No Ceará, os municípios de Beberibe, Aquiraz, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Fortim, Paraipaba, Aracati, Cascavel e Icapuí, além da capital Fortaleza, registraram manchas nas praias.

De acordo com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), quatro toneladas de óleo já foram retiradas de 18 pontos no Ceará. Toda essa quantidade teve como destino a fábrica em Quixeré e, após ser usada como combustível, não deixa resíduos ao meio ambiente.

De acordo com o diretor industrial da fábrica, João Butkus, a solução diminui os danos ao ambiente. “É a solução ambientalmente correta. Evita que esse óleo vá para lixões, para aterros, para incineradores, que causaria outros problemas pra natureza”, ressalta o ex-gerente da Fábrica de Cimento LafargeHolcim.

Veja a matéria que foi ao ar no Jornal Nacional da Tv Globo. Clique aqui!

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato