Estudantes do Ceará conquistaram os dois primeiros lugares na categoria nacional do 5º Concurso Nacional de Redação da Defensoria Pública da União (DPU).
A melhor redação foi de Sávio Girão Dias, da Escola Estadual de Educação Profissional Raimundo Célio Rodrigues, em Pacatuba/CE, seguido por Bárbara Romannyta Rodrigues do Nascimento, do Colégio da Polícia Militar Coronel Hervano Macêdo Júnior, em Juazeiro do Norte. Os estudantes alcançaram a nota 100, atribuição máxima do concurso.
O tema “Defender direitos, evitar desastres: como o acesso à Justiça contribui para o desenvolvimento sustentável” marcou a quinta edição do certame promovido pela DPU em todos os estados brasileiros. O concurso tem como objetivo despertar nos participantes o interesse por temas voltados à educação em direitos e cidadania, estimulando o debate na rede pública de ensino, unidades prisionais e escolas do sistema socioeducativo.
Na edição de 2019, o número de participantes do 5º Concurso de Redação teve um aumento de mais de 90% no número de inscrições com relação à edição de 2018, passando de 8.680 inscritos para quase o dobro, 16.701. Serão entregues, entre outros prêmios, tablets, câmeras digitais e medalhas aos vencedores e vencedoras.
A disputa é voltada, também, a estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), assim como os adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa de internação e adultos em situação de privação de liberdade em instituições estaduais, desde que devidamente matriculados em escola da rede pública ou de ensino técnico do país, bem como todos os internos das penitenciárias federais.
Ano passado, o concurso teve como tema “Promoção dos direitos humanos e garantia do acesso à justiça” e premiou três amazonenses englobados na categoria de alunos em situação de privação de liberdade no Sistema Prisional Brasileiro.
Site DPU