Longa Russano vence o 47º Festival de Gramado

GRAMADO — O longa Russano "Pacarrete" saiu consagrado do 47º Festival de Gramado, levando oito troféus, incluindo os de melhor filme (tanto pelo júri quanto pelo público), atriz (Marcélia Cartaxo), direção e roteiro (Allan Deberton). A cerimônia aconteceu na noite deste sábado, na Serra Gaúcha. Informações do G1.

Recebido com aplausos de pé, "Pacarrete" era o favorito desde a sua exibição na terça-feira (20). Os elogios foram direcionados especialmente à performance da atriz Marcélia Cartaxo, que venceu um Urso de Prata no Festival de Berlim por “A hora da estrela” (1985), de Suzana Amaral.

O diretor Allan Deberton também produz a série "Transversais", uma das obras com temática LGBTQ+ listadas no edital suspenso pelo governo na semana passada. Ao receber o Kikito de direção, o cineasta beijou o troféu e citou o caso:

— O presidente falou que a série iria para o saco. Eu vou fazer mesmo assim — afirmou o diretor, sendo aplaudido.

"Pacarrete" é inspirado na história real de uma mulher da cidade de Russas, no interior do Ceará. Bailarina e ex-professora, a personagem sonha em se apresentar na festa da cidade. Com voz estridente, grita frases desconexas pelas ruas — e é simplesmente tachada de louca pelos moradores.

— Dedico o prêmio a Pacarrete, mulher, artista e exemplo de resistência. Todo artista precisa resistir. Viva o cinema brasileiro. Aceitamos ajuda internacional: salve a Amazônia — discursou Marcélia Cartaxo.