Um longa-metragem rodado em Russas e Fortaleza é o único cearense na Mostra Competitiva do 47º Festival de Cinema de Gramado, um dos mais prestigiados do circuito nacional. O filme teve première mundial na Mostra Competitiva do 22º Festival de Shangai, em junho, e estreará no País no festival que começa no próximo sábado, 17, e vai até o dia 24 de agosto.
Estreia de Deberton na direção, o longa aborda questões como a loucura, a permanência do sonho e o drama da velhice de uma bailarina clássica, que gostava de ser chamada de Pacarrete – margarida em francês. "O filme é inspirado na minha vizinha. Esperei 10 anos para fazê-lo e tentei colocar na tela todas as lembranças da época, do lugar, de quando ouvi falar dela pela primeira vez. Tornou-se um filme movido por uma locomotiva de sensações", explica o diretor.
A bailarina clássica Maria Araújo Lima (interpretada por Marcélia Cartaxo) vive em Russas, no interior do Estado. No filme, ela decide fazer uma apresentação de dança para a festa de 200 anos da cidade como presente “para o povo”, mas tudo parece difícil para a artista.
Também estão no elenco Zezita Matos, Soia Lira, João Miguel, Samya de Lavor, Débora Ingrid, Edneia Tutti Quinto e Rodger Rogério. Deberton também assina o roteiro, ao lado de André Araújo, Samuel Brasileiro e Natália Maia. O filme foi rodado em julho de 2018 e é incentivado pela Ancine.
Além das exibições internacionais e fora do Estado, Pacarrete foi escolhido para encerrar o 29º Cine Ceara – Festival Ibero-americano de Cinema, de 30 de agosto a 6 de setembro, em Fortaleza. Veja a matéria original.