-->

Centro de Educação Ambiental foi inaugurado em Quixeré

A Cimento Apodi inaugurou, na manhã desta sexta-feira (23), o Centro de Educação Ambiental (CEA) no município de Quixeré, no Vale do Jaguaribe, onde a empresa mantém a maior de suas fábricas. A abertura do espaço, que será em homenagem ao empresário Ivens Dias Branco, vai contar com a presença da família Dias Branco, que possui 50% da Cimento Apodi.

O Centro será um ambiente voltado para o desenvolvimento de ações de educação ambiental e práticas sustentáveis ao ar livre, e vai atender, além de colaboradores, as comunidades do entorno e de municípios vizinhos, universidades e escolas.

O CEA terá 12 estações de conhecimento: Maternidade Vegetal, para a produção de mudas de espécies nativas; Energia Renovável, que destaca a energia gerada pelos gases liberados na fábrica; Biodigestor, que produz o biogás; Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Portal da Caatinga; Horta Agroecológica em formato de Mandala, que é uma alternativa sustentável para pequenos produtores; Calçada da Fauna, com registros das pegadas de animais da caatinga; Bacia Hidrográfica do Vale do Jaguaribe; Meliponário de Abelhas sem Ferrão, com três espécies nativas; Tratamento Alternativo de Esgoto; Minhocário e Compostagem Orgânica, para a produção de adubo; e Museu Cimento Apodi. 

De acordo com a responsável pela inauguração do CEA, Rosineide Matoso, o CEA vai abrigar uma série de programas de educação ambiental. “A Cimento Apodi vai abrir as portas para a comunidade, com projetos e ações que vão impactar em toda a região”, afirma.

Sobre a Cimento Apodi

Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia.

Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano. 

A Companhia conta ainda com três centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e onze Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato