-->

Justiça manda estado fornecer água e alimento a presos em Russas

CE: Justiça determina que Estado forneça água e alimentação a presos de delegacia em Russas


A Delegacia Regional de Russas deve passar a fornecer alimentação e água potável para os internos presos na unidade. É o que determina a liminar da justiça, proferida no último dia 9 de julho. A decisão atende ao pedido feito pela Defensoria Pública do Estado do Ceará em Russas, por meio de Ação Civil Pública (ACP nº 0020106-88.2019.8.06.0158), ingressada em junho deste ano. O Estado deve providenciar os insumos, sob pena de multa diária de cinco mil reais. 

A ACP foi assinada pelas defensoras públicas Juliana Lacerda e Lívia Pinheiro, titulares em Russas. De acordo com Juliana Lacerda, a atuação se deu a partir do conhecimento da situação dos custodiados. “Eu estava acompanhando uma audiência de custódia e percebi que os presos estavam desesperados para serem enviados para outra unidade. Eram internos de outro município e não recebiam visita da família. Como o tempo médio esperada para a audiência demora em média de cinco a sete dias, eles ficaram esse tempo todo sem se alimentar”, explica. A Defensoria Pública em Russas chegou a oficiar a delegacia do município que confirmou as condições às quais os presos estavam submetidos. 

A decisão do juiz da 3ª Vara da Comarca de Russas, Abraão Tiago Costa e Melo, determina “o fornecimento de alimentação adequada e suficiente e água potável, nos mesmos moldes do que feito aos presos que encontram-se custodiados em cadeias públicas e presídios do Estado, àquelas pessoas que encontram-se presas na Delegacia Regional de Russas”. O magistrado estabeleceu multa de cinco mil reais por dia de descumprimento ao Estado, que tem prazo de cinco dias para providenciar os insumos. “Caso a decisão não seja cumprida no prazo determinado, podemos pedir o bloqueio do valor da multa diária, para que seja revertido para compra da alimentação e água potável na unidade”, acrescenta a Defensora. 

Essa é a segunda ACP feita pela Defensoria Pública este ano que alerta para as condições do sistema prisional nos municípios do interior. Em junho, a Defensoria Pública em Iguatu ingressou com uma ação semelhante, obtendo entendimento favorável da Justiça para que o Estado fornecesse alimentação adequada e suficiente, além de água para os internos recolhidos na Delegacia Regional de Iguatu. De acordo com o defensor Paulo César do Carmo, titular em Iguatu, a situação permanece sem providências. “Nós vamos oficiar a Delegacia Regional de Iguatu para obtermos uma resposta oficial acerca do não fornecimento dos alimentos e da água. Com a resposta do delegado regional, faremos outra petição à Justiça cobrando ao Estado uma solução para o caso”, explica.
Justiça manda estado fornecer água e alimento a presos em Russas
Fonte: ASCOM/DPE-CE

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato