-->

Tem pouca água nos reservatórios cearenses, Apesar das chuvas

Choveu um pouco mais no Ceará em 2019. Mas o nível de água dentro dos nossos reservatórios e açudes ainda é baixo, tem pouca água nos reservatórios.

Os dois maiores açudes do Ceará permanecem com baixo volume de água. O Castanhão está com 5,5% da capacidade de armazenamento. Apenas 1,5% a mais do que no início do ano. O Orós tem um nível um pouco melhor: 9%; 3,3% a mais que em janeiro. Dos 155 reservatórios monitorados pela Cogerh, 72 estão com menos de 30% da capacidade. Apenas 42 açudes estão acima de 90%.

Somando todos, a média do estado é de 21,5% de água armazenada, apesar das boas precipitações registradas nessa quadra chuvosa. Hypérides Macedo, especialista em recursos hídricos, explica que elas se concentraram mais no litoral e no centro-norte cearense, enquanto as chuvas no Cariri e no Centro-Sul – onde estão localizados os grandes reservatórios – não foram suficientes para uma boa recarga de água.

A boa notícia é que a Grande Fortaleza pode não precisar da água do Castanhão, isso porque houve bom aporte na bacia metropolitana – que compreende os açudes Pacoti, Pacajus, Riachão, Gavião. Juntos, eles somam atualmente 62,2% da capacidade total. No início do ano, o nível era de apenas 10,4%.

Ainda segundo o especialista, para os municípios do interior, os reservatórios de pequeno e médio porte podem dar conta do abastecimento com complemento do sistema de poços profundos.
Tem pouca água nos reservatórios cearenses, Apesar das chuvas

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato