-->

Ceará é o 5º estado do país a produzir mais peças de jeans

O Ceará é destaque nacional no mercado de uma das peças mais versáteis e unânimes da moda. O jeans cearense é o 5º mais vendido nacionalmente, de acordo com o Sindicato da Indústria de Roupas (Sindroupas). Na região Nordeste, o estado fica apenas da produção de Pernambuco.

No estado, são produzidas todos os meses cerca de 5 milhões de peças. Além do próprio mercado local, os principais compradores da roupa produzida na região são os estados do Sudeste, como São Paulo.

De acordo com o presidente do Sindiroupas, Lélio Matias, a produção local sai na frente porque, além do diferencial dos itens, o custo do jeans é mais baixo.

“Várias industrias locais produzem para São Paulo. O setor criativo é muito dinâmico nesse aspecto e isso realmente faz com que o produto se destaque. Temos uma relação de custo muito acessível porque nossa mão de obra é relativamente barata em relação a outros centros. Nós conhecemos casos onde a empresa manda produzir no Ceará e volta para comercializar lá”.

A peça, de fato, está na preferência de muita gente. No guardar-roupas da jornalista Elisângela Lopes, jeans é o que não falta. “Por mim eu usaria 24 horas, porque eu acho ele super eclético, dá para usar em todas as ocasiões e combinar com várias peças”.

Mas, além da peça combinar com todas as ocasiões, as empresas produtoras estão de olho na produção cada vez mais sustentável. É o caso de uma marca genuinamente cearense que produz cerca de um milhão de peças para o marcado nacional.

Segundo o CEO da empresa, Lúcio Albuquerque, foram substituídos equipamentos nas estações de tratamento baseadas nas indústrias de Fortaleza e Horizonte, o que garantiu a diminuição em 25% o consumo e reutilização da água.

“Nós temos uma reserva nossa em Guaramiranga que traz alguns benefícios em relação aos efeitos da Handara no meio ambiente, principalmente no que diz a emissão de CO², então hoje nós já conseguimos neutralizar toda nossa ação a nível de meio ambiente”.

A marca está em expansão e deve ainda esse ano montar uma fábrica de peças em Santa Catarina. Atualmente, o estado possui 2 mil empresas produtoras de jeans no mercado formal. Esse número pode ser até três maior se consideradas as empresas que atuam na informalidade, de acordo com o Sindiroupas.
Ceará é o 5º estado do país a produzir mais peças de jeans
Fonte tribunadoceara

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato