Um grupo de estudantes de instituições federais do Ceará fechou a Avenida da Universidade, no Bairro Benfica, em Fortaleza, nesta quarta-feira (15), durante uma manifestação contra o bloqueio no repasse de verbas para educação anunciado pelo Ministério da Educação (MEC). Os manifestantes usaram cadeiras para fechar um trecho da via. Os organizadores do protesto não divulgaram quantas pessoas participam do ato. Até as 6h40, a Polícia Militar ainda não estava no local.
O protesto começou por volta das 5h, com a participação de alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Federal do Ceará (IFCE) e outras instituições de ensino. Os participantes seguram faixas e cartazes com mensagens contra os bloqueios de verbas destinadas às instituições. "Não fechem nossa universidade", citava um dos cartazes.
Por conta da manifestação, a Avenida da Universidade ficou bloqueada no treco próximo à Avenida 13 de Maio. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) foram enviados para orientar o trânsito no local.
Mudanças no trânsito
Veículos que tentaram passar pelo local precisaram pegar vias alternativas. Os condutores que normalmente seguem pela Avenida da Universidade em direção ao Centro de Fortaleza precisam entrar à esquerda na Avenida 13 de Maio e seguir pela Avenida Carapinima.
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) informou que os veículos do transporte público tiveram o itinerário alterado por conta do protesto. Um total de 24 linhas de ônibus de Fortaleza e outros 13 do transporte metropolitano passam pela avenida.
Bloqueio de verba
O Ministério da Educação anunciou o bloqueio de 30% na verba das instituições de ensino federais vai valer para todas as universidades e todos os institutos.
Itens relacionados:
FORTALEZA